Se você participa de licitações, sabe o quanto é importante conhecer o mercado: saber os itens mais comprados, saber quem são os fabricantes, os concorrentes, os preços médios, entre outras informações estratégicas para conseguir um bom contrato. Da mesma forma, você sabe o quanto era difícil reunir todas estas informações de maneira coordenada, prontas para te ajudar em processos de licitação. Pelo menos até agora!
Com o Siga Pregão, você pode ter todas estas informações e muitas outras mais para entrar com toda força competitiva na hora de participar de uma licitação. Neste vídeo, mostraremos todas as funcionalidades da sessão Análise de Mercado. Vamos lá?
Na barra de menus do lado esquerdo, você encontra a funcionalidade “Estudo de Mercado”, que está subdividida em uma série de menus como o de “Análise de Dados”, por meio do qual é possível extrair números, gráficos completos, sempre com o foco nas buscas que você realiza dentro da plataforma.
Uma das primeiras telas que pode ser acessada é o da “Panorama Geral” das contas, onde é possível acessar valores homologados de contratos, quantidade de itens homologados e muito mais. Aqui é possível mapear a quantidade de pregões, de itens, de preços homologados, divididos por estados.
Logo abaixo, no mesmo painel, é possível conferir as UASGS que mais compram, numa busca que pode ser dividida por órgão.
Mais abaixo, para ajudar na busca, preparamos um gráfico com o Mapa do Brasil em que este volume, região por região, pode ser visualizado com mais facilidade.
Neste menu, é possível delimitar a busca por períodos e por estado, o que permite a você analisar as compras realizadas ano a ano em regiões específicas. Neste caso, também é possível conferir os principais itens homologados no período e região pesquisados, com os respectivos valores.
Para ajudar na análise dos possíveis concorrentes, esta funcionalidade também permite saber quem venceu os pregões, com que itens e com quais preços, tendo, inclusive, um panorama das empresas que mais participam de licitações no País.
Ainda no painel do panorama, se você desejar monitorar mais a fundo algum de seus concorrentes que tenha participado das licitações, basta copiar o CNPJ e depois, no menu Empresas, pesquisar a atividade daquela organização no período que você pode escolher.
Se não conseguiu encontrar o CNPJ, basta buscar pelo nome das empresas. Se a organização buscada participou de alguma licitação, certamente ela estará no sistema. Como no Google, a funcionalidade possui o auto complete, ou seja, basta digitar as primeiras letras que o sistema e dá as opções das empresas participantes.
Através desta funcionalidade, é possível mapear os processos das quais a empresa participou, quais os produtos que vendeu, qual o valor total que os contratos geraram, entre muitas outras informações importantes para o seu benchmarking.
Nesta mesma tela, é possível mapear as estatísticas de vendas mês a mês, o que possibilita saber como as empresas se comportaram ao longo do período pesquisado, a sazonalidade de vendas, bem como as regiões que vendem durante o ano.
A próxima funcionalidade é a pesquisa por itens. Ao buscar na barra de pesquisa o produto de seu interesse, logo de cara aparece um gráfico com informações detalhadas sobre como este item foi procurado, comprado, quem vendeu, valor total homologado, em quais regiões aquele item foi vendido, tudo isso dentro de um período que você selecionou.
Se pretende detalhar a busca por Estado, para restringir o tamanho da sua concorrência, também é possível, dentro de um submenu na própria tela. Da mesma forma, você pode ter acesso às empresas que mais venderam o produto pesquisado.
Aqui você também tem acesso a uma das informações mais importantes para que você entre para ganhar em um pregão, que são as marcas de produtos e fornecedores que mais vendem para os governos. Esta informação permite que você compre diretamente de quem já tem uma experiência em fornecer aos órgãos públicos. Automaticamente, você tem na tela os valores dos itens vendidos.
Dentro do painel desta funcionalidade, você tem ainda uma série de informações muito mais específicas, que te possibilitam a ter gráficos detalhados sobre marcas, itens, sazonalidade de venda, preço, Estado e outras.
Outra funcionalidade bastante relevante é o menu órgãos, que proporciona a busca específica pelo órgão para o qual você deseja vender. Por exemplo: se você já tem experiência de vender para o Senado Federal e quer ampliar suas possibilidades, basta selecionar Senado Federal e mapear todas as compras, pesquisar pelos itens mais comprados, os fornecedores, os valores, as marcas que vendem, entre outras informações.
Ainda nesta funcionalidade, é possível mapear a sazonalidade com qual as compras são feitas, o que permite a você se planejar para os períodos do ano em que os pregões são abertos.
O último menu desta coluna é a Descrição, importante principalmente se você não sabe ao certo o produto que os órgãos estão comprando.
No vídeo, utilizamos o exemplo de uniforme profissional. De acordo com as peculiaridades do produto, o item continha algumas características específicas. Nós selecionamos a descrição – ex: tecido camuflado, especificação X, cor Y -, copiamos o trecho ou o texto total da descrição. Voltamos lá na análise de itens e colamos trecho selecionado. O Siga Pregão fez o seguinte: buscou algum item que tenha o descritivo relacionado com o objeto da busca, a partir das especificações que você colocou. A partir daí tivemos acesso ao produto desejado, bem como as marcas que fornecem este produto.
Com esta especificação, você consegue encontrar pregões e marcas que podem comprar este produto pesquisado. Se você não tinha uma ideia sobre o que vender, este problema foi solucionado por meio desta funcionalidade.
Isso facilita na hora de buscar os produtos que são exatamente aqueles que você precisa vender em conformidade com a licitação de seu interesse, evitando assim a desclassificação por um produto que não atenda àquela necessidade.
Para resumir e finalizar, lembramos que não é preço baixo que vence licitação e sim estratégia. E, como você pode ver neste e em outros tutoriais, estratégia é Siga Pregão.
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