O Siga Pregão possui uma série de funcionalidades importantíssimas para te ajudar a vencer os processos licitatórios. Mas tem uma delas que, por si só, já te posicionaria entre os principais concorrentes em qualquer licitação: a pesquisa de itens. E é ela que iremos detalhar no tutorial de hoje.
Já logado no painel, na barra lateral esquerda, no item “Estudo de Mercado”, você encontra o submenu “Pesquisa de Itens”. Logo ao clicar, você tem uma série
Já na tela de pesquisa, você tem acesso a um painel com amplas possibilidades de filtros. Por exemplo, você pode colocar a descrição do item, pode filtrar por Estado, pode discriminar a UASG, ou seja, o órgão que está licitando, entre outras funcionalidades.
Um dos filtros que permite uma pesquisa apurada e que vai determinar sua participação é a situação do pregão. Por ele, é possível saber se o pregão está habilitado, se foi cancelado por inexistência de propostas, se foi cancelado por julgamento, além de outras situações relevantes.
Se você quiser fazer uma pesquisa com seus concorrentes e saber se venderam determinado item para o governo, pode colocar o CNPJ da empresa. Da mesma forma, é possível saber porque eles não conseguiram, onde erraram, porque não venderam, para que você também possa estudar os pontos fracos da concorrência.
Outras possibilidades de filtro, caso deseje saber quais os itens são comprados em um determinado pregão, são a busca por marca, modelo e fabricante.
Caso queira restringir sua busca por ano ou por período, no mesmo painel há um filtro específico para isso.
Por outro lado, se seu interesse for apenas sobre empresas, marcas, modelos e itens que chegaram a ser vendidos para o governo, basta habilitar a funcionalidade “vencedor”, também dentro do painel. Da mesma forma, para tirar dúvidas ou conhecer os itens que normalmente NÃO são comprados em licitações, é possível habilitar a funcionalidade “teve desclassificado” ou “teve inabilitado”.
No vídeo, utilizamos mais uma vez, como exemplo, o item “caneca”. Ao incluir o termo “caneca” na busca, você tem acesso a todos os itens relativos a caneca (plástico, metal, cerâmica, entre outras características) que participaram de pregões.
A partir daí, você pode começar a delimitar por todos os campos que já explicamos: estado, órgão, marca, fabricante, modelo, etc.
Encontrando o pregão ou os pregões que mais te interessam, como já explicamos, você pode clicar nele e abrir a página com todas as informações daquele item e do pregão do qual participou: preço estimado, preço homologado, a empresa que participou. Você encontra, absolutamente, tudo o que precisa.
Isso tudo amplia sua visão de todos os pregões do qual você irá participar, porque estas empresas que vencem licitações costumam participar de todas que exigem aquele tipo de produto.
No vídeo, utilizamos “caneca” como exemplo, mas, obviamente, a gama de itens a serem pesquisados é enorme e com uma variedade absurda. Você pode procurar tanto por itens alimentícios como carros que são licitados (como também utilizamos como exemplo neste vídeo).
Um detalhe importante é que, ao pesquisar por itens, o sistema evidencia os que venceram a licitação. Entretanto, você também pode pesquisar, entre aqueles que não venceram, o porquê de eles não terem ganhado da concorrência.
Exemplo: em um dos itens que pesquisamos no vídeo, a empresa vencedora havia sido desclassificada, com o texto destacado em vermelho. Abaixo, o motivo era logo descrito: empresa inabilitada por não comprovar regularidade econômica e financeira exigida. É automático.
Este tipo de informação pode ser fundamental para que você não caia no mesmo erro de seus concorrentes.
É imprescindível ressaltar que todo o Siga Pregão é lincável, com uma usabilidade incrível, extremamente intuitivo. Ou seja, a partir do momento que você acessa um pregão pela busca por itens, a ferramenta já te proporciona outras funcionalidades altamente relevantes que já explicamos em tutoriais anteriores, tudo planejado para que você consiga fechar contratos com poucos cliques.
O mais importante de todas estas funcionalidades é fazer com que você entenda a importância de ter todo este arsenal em mãos para que você possa ir para todas as batalhas de licitações municiado com todas as armas para vencer. Como falamos no vídeo, chega a ser desleal se o seu concorrente possui o Siga Pregão e você não, tamanhas as vantagens que ele terá sobre sua empresa.
O Siga Pregão é imprescindível para que você consiga performar ainda melhor em suas licitações. Agora que você chegou até aqui, não tem justificativa para não utilizar.
Por isso, aproveite esta ferramenta da melhor maneira possível e entre nas licitações para vencer, sempre.
Distribuído porBetterDocs
Your email address will not be published. Required fields are marked *