Neste post, vamos falar como começar a prestar serviços para prefeituras, claro, na área de licitações, que é o foco da nossa organização. No Brasil, existem mais de 5 mil municípios e todos, absolutamente todos, compram a partir de licitações públicas. E quase 100% destes processos de compra são pela internet, ou seja, você pode ser contratado de qualquer parte do território nacional. Abaixo, eu coloco cinco pontos essenciais para que você comece a fazer negócio com administrações municipais.
1 – Analisar se a prefeitura contrata o serviço que você presta
Alguns serviços, como pintura, poda de árvore, elétrica, são mais comuns e podem ser contratados pela grande maioria dos municípios. Outros são mais específicos e são contratados apenas em algumas cidades. Por isso, é bom pesquisar diretamente na prefeitura, pelo site, ou fazer uma pesquisa de campo, indo até o local. Outra possibilidade é utilizar a lei de acesso à informação, já que todos os órgãos públicos têm a obrigação de serem transparentes.
2 – Consultar portais
Várias das oportunidades publicadas no dia a dia pelas prefeituras vão para portais de vendas. Você pode consultar no portal de compras do governo, no Banco do Brasil, na Caixa Federal ou em outros. Ou, melhor ainda, para otimizar seu tempo, utilizar ferramentas como o Siga Pregão. Você pode se cadastrar nestes portais, a maioria é gratuita. No vídeo falamos mais detalhes sobre isso.
3 – Atenção à divulgação
Todo órgão governamental tem que dar ampla divulgação às oportunidades, divulgando editais, garantindo a total transparência ao processo licitatório.
O edital é a regra do jogo, onde estão descritas todas as informações necessárias para participar da licitação.
Por outro lado, a responsabilidade de ficar atento a estas oportunidades divulgadas é sua. Você tem que adequar a empresa para participar da licitação, apresentar todos os documentos necessários. Aqui no blog você encontra inúmeros posts sobre isso.
4 – Cadastramento correto
Você deve manter a máxima atenção em alguns aspectos, na hora de cadastrar sua proposta. O primeiro deles é que não é o jogo do preço, mas sim criar a melhor estratégia. Bote isso na sua cabeça.
Hoje, ainda, as empresas não levam em conta muitos fatores, são aventureiros, colocam o preço muito pra baixo. Muitas vezes elas ganham, mas não levam, ou porque cadastraram errado, sem levar em conta estes fatores, ou são desclassificadas. Se você quer saber mais sobre a melhor estratégia, venha para o Licitante Extremo e se torne um expert.
Além da composição de preço, da análise do mercado, mapeamento de concorrentes, outro fator que deve ser considerado em sua estratégia é a legislação.
A legislação está constantemente evoluindo, fique por dentro para que você consiga usar essa arma importante no processo de venda para governos municipais.
5 – Atestado de Capacidade Técnica
Atenção a este item que muitas empresas negligenciam. Depois que você ganhou, atendeu de maneira adequada, cumpriu o prazo, teve o serviço validado, peça o Certificado de Capacidade Técnica. É este documento que possibilitará à sua empresa participar de licitações maiores.
Dica importante:
Prefeitura tem orçamento próprio, então é muito importante que você acompanhe a saúde financeira do órgão municipal. Se a prefeitura não é muito boa das finanças, pode atrasar o pagamento.
No Siga Pregão você consegue ver qual a nota da prefeitura, A, B ou C. Ou seja, você saberá se ela é uma boa pagadora, com base em seu histórico.
Não que você não possa fazer negócios com uma administração com nota C. Você pode, mas deve tomar cuidado para eventuais atrasos de pagamentos, então é bom saber precificar adequadamente.
E aí, gostou do post? Então comenta quais os pontos chamou mais sua atenção, quais deles despontam mais dúvidas. Compartilhe este conteúdo em suas redes, indique a um sócio ou parceiro comercial que tenha interesse em vender para prefeituras. Fique sempre com a gente para mais conteúdos de qualidade que vão transformar sua empresa em uma máquina de vender para o governo.