Como lidar com o jogo do preço nas licitações

Por acaso você já participou de alguma dispensa ou pregão eletrônico e na etapa de lances você notou que algumas das empresas participantes estavam praticando preços inimagináveis? Se isso já aconteceu com você, saiba que esse é o famoso jogo do preço, justamente o que não funciona no mercado de vendas do governo. Mas você quer saber o que de fato é o jogo do preço, como aprender a identificar as empresas que estão jogando esse jogo e o que fazer quando isso acontecer? Então, você veio ao lugar certo. Neste conteúdo, você vai entender como lidar com o jogo do preço nas licitações. Vamos lá?

O que é o jogo do preço nas licitações

A expressão jogo do preço se caracteriza quando empresas participam de dispensas e/ou pregões eletrônicos sem conhecimento prévio sobre o processo. Elas simplesmente participam da licitação e colocam os preços dos produtos e serviços lá embaixo, para vencer o contrato a todo custo.

E mais! Tais empresas, na maioria dos casos, nem sequer lêem o edital, que é justamente o documento que contém as regras do jogo. Dessa forma, elas não fazem uma composição de preço adequada e nem reúnem todas as informações e documentos exigidos no edital. 

A importância da composição de preço

Quando falamos em vendas para o governo é muito importante ter em mente que a composição de preço do produto ou serviço não pode ser simplista. O grande erro de algumas empresas é pensar que comprando um produto de R$100 e vendendo por R$200 elas terão um retorno de 100%, mas isso não é verdade.

Antes de compor o valor de um produto é preciso considerar alguns fatores, isto é, os custos mínimos que a compra terá, tais como: 

  • custo do produto
  • custo com impostos 
  • custo com frete 

Portanto, para você fazer uma composição de preço mínima, considerando outras possíveis variáveis, você precisa olhar para essas questões, ok?

Assim, se dentro de uma disputa você perceber que uma empresa está jogando o valor muito para baixo, pode ter certeza que ela está jogando o jogo do preço e com certeza será desclassificada em alguma etapa do processo. 

O que você precisa analisar antes de participar de uma licitação

Como já dissemos acima, o jogo do preço não funciona no mercado de vendas para o governo. Mas o que você precisa fazer para ter sucesso nesse meio? Em primeiro lugar, você precisa estudar o edital. Ele é o que determina as regras da licitação em questão. É através dele que você saberá exatamente o produto ou serviço que o órgão precisa. Além disso, no edital também estão descritas as exigências de documentos e certidões.

Com a descrição do produto ou serviço em mãos, você deve fazer agora uma pesquisa de mercado para descobrir quais marcas e estabelecimentos atendem a essas especificações. A partir disso, você também já vai saber o preço médio que é praticado no mercado.

Assim, ao participar da disputa, você terá uma noção dos valores que as empresas poderão cobrar.  
Bom, agora, com essas informações em mãos, você já sabe que o jogo do preço não funciona e está preparado para entrar em uma disputa. Que tal procurar as melhores oportunidades para o seu negócio? Veja aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest