Com certeza você já ouviu falar sobre o mercado promissor de vendas para o governo, certo? Muitas pessoas, no entanto, não querem abrir uma empresa para atuar neste setor. Mas e se dissermos a você que é possível faturar alto vendendo para o governo mesmo sem ter empresa aberta? Pois é. Este é o caso de quem trabalha como assessor de licitações. A forma mais simples de lucrar sem precisar de um CNPJ.
Se você busca praticidade sem ter que arcar com as despesas de uma empresa, saiba que as oportunidades neste nicho são inúmeras. Quer entender melhor como isso funciona e conhecer alguém que trabalha com isso e garante o lucro certo? Então, não deixe de ler esse artigo!
O que você precisa para se tornar um assessor de licitações
Eis a resposta para essa pergunta: conhecimento. Um bom assessor de licitações ganha o jogo porque ele domina as técnicas e estratégias. Assim, adquire credibilidade para conquistar novos clientes a cada disputa vencida.
Por isso, é imprescindível que você busque cursos na área que ensinam o passo a passo de como participar de compras públicas.
Em linhas gerais, o assessor é responsável por facilitar o processo e ser uma ponte entre a empresa e o órgão público que está demandando algum produto ou serviço. Ele precisa dominar todas as modalidades de licitações, como os pregões e as dispensas eletrônicas, por exemplo.
Basicamente, sua função é garimpar as melhores oportunidades, de acordo com o ramo de atividade do cliente, e realizar a inscrição, fazer a proposta, determinar o valor inicial, acompanhar a disputa e dar toda a assistência ao cliente até a contratação final.
Assessor na prática
Agora que você já sabe o que um assessor de licitações precisa para ter sucesso neste nicho, é muito importante que você conheça alguém que começou a atuar no mercado para que você se sinta seguro e confiante sobre essa carreira. Afinal, nada como ter alguém que já percorreu o caminho para trocar experiências, certo?
A Andreia é um grande exemplo de quem decidiu dar um outro rumo à carreira e viu na licitação pública o caminho para isso. Advogada de formação, ela sempre se interessou pela área de vendas para o governo, mas pensava que atuar com isso era inalcançável para ela.
Até que um dia, em uma postagem de rede social, conheceu Rodolpho dos Anjos, especialista em licitações públicas, e começou a acompanhar as dicas e informações que ele passava sobre o mercado.
Andreia não teve dúvidas, iniciou o curso Licitante Extremo e embarcou na jornada rumo ao sucesso como assessora de licitações. “É só você juntar o empresário que quer vender e o governo que quer comprar. E no curso, você aprende o passo a passo para isso”, comenta.
“Em 10 dias de curso, já estava participando da minha primeira cotação e com clientes para oferecer o serviço de assessoria. Em resumo, é uma área que quero atuar por um bom tempo porque o retorno financeiro é rápido e o governo está a todo momento precisando comprar, basta que tenha alguma empresa para vender”, finaliza.
Curtiu e quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de acompanhar todas as novidades que publicamos em nossas redes sociais!