Saiba como fazer o envio da proposta de pregão eletrônico

Primeiramente, as licitações públicas são uma oportunidade lucrativa para os empreendedores e ajudam a disparar o fluxo de caixa, além de ser viável para todos os tipos de empresas. A modalidade pregão eletrônico, por exemplo, é a forma mais democrática de compras públicas, pois permite o acesso online de qualquer lugar do país e oferece condições diferenciadas para as micro e pequenas empresas e viabiliza a entrada dos Microempreendedores Individuais (MEIs) para o time de licitantes. Contudo, é fundamental saber fazer a proposta e todos os descritivos para ter maiores chances de vencer a concorrência. Para isso, vamos te explicar como fazer o envio da proposta de um pregão eletrônico. Lembramos que essa proposta deve ser enviada para a instituição que está contratando após sua empresa ser declarada como a vencedora do pregão eletrônico. Vamos entender melhor?

aprendendo a enviar proposta de pregão eletrônico

Como fazer o envio da proposta do pregão eletrônico

  1. Organize as informações

    O primeiro passo é criar uma planilha no Excel ou Google Sheets para organizar todas as informações necessárias para que o pregoeiro analise sua proposta.

  2. Insira sua logomarca

    A logomarca é a identificação da sua empresa e dá credibilidade ao seu negócio. Portanto, antes de você descrever as informações da sua proposta, coloque sua logomarca.

  3. Insira os dados da empresa

    Da mesma forma, abaixo da logomarca, coloque:
    – O número do pregão eletrônico e qual é o órgão para o qual você está fazendo a proposta;
    – Nome da empresa;
    – CNPJ;
    – Endereço;
    – Telefone e celular;
    – E-mail;
    – Simples Nacional;
    – Informações bancárias;
    – Inscrição Estadual.

  4. Identifique os representantes da empresa

    Após informar os dados da empresa, é a hora de você identificar quem é ou quem são os representantes da empresa (em caso de sociedade). Para isso, informe:
    – Nome do representante;
    – Nacionalidade;
    – Estado Civil;
    – Número da identidade e CPF;
    – Endereço residencial;
    – Cargo na empresa.

  5. Descreva a atividade

    Igualmente, na mesma planilha, informe com clareza e objetividade quais são os produtos ou serviços que você deseja oferecer à instituição. Para isso, é importante informar:
    – Número do Item (consta no edital);
    – Descrição do Item ou serviço;
    – Unidade;
    – Marca;
    -Quantidade;
    – Valor unitário;
    – Valor total.
    Uma observação importante é que você deve, igualmente, descrever também o valor total do contrato por extenso.

  6. Informe os custos e impostos

    Para que sua proposta tenha clareza, informe também se os custos do contrato estão inclusos impostos e tributações. Isso ajuda o pregoeiro a saber se todos os custos serão arcados pela empresa.

  7. Comunique o prazo de garantia

    Outra dica é informar o prazo de garantia do produto ou serviço prestado, sempre de acordo com o que exige no edital. Caso esteja fora do padrão exigido na proposta da instituição, por exemplo, sua empresa poderá ser desabilitada.

  8. Informe a validade

    Da mesma forma, coloque a validade da proposta, pois dependendo do tempo que a instituição levar para fazer a análise do contrato, os preços podem sofrer reajuste.

  9. Mencione o prazo de entrega

    Nesse documento, informe o tempo da entrega do produto ou execução do serviço após o recebimento da respectiva Nota de Empenho / Fornecimento.

  10. Afirme a concordância com o edital

    Ao final da proposta, faça a declaração que está de acordo com todas as cláusulas previstas no edital. Ao mesmo tempo, informe também se sua empresa se encaixa ou não como Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Microempreendedor Individual (MEI).

  11. Informe valor inicial e valor final

    Fique atento para o valor inicial e final da proposta, isso porque há uma grande diferença entre elas. O valor inicial é o que você coloca quando cadastra sua empresa em um determinado pregão no portal de compras públicas. Por outro lado, esse valor pode ir sofrendo alterações ao longo do processo do pregão eletrônico. Já o valor final, é o que será contratado pela instituição, é o último valor que você colocou no sistema e é ele que deve constar na proposta.

  12. Especifique modelo e nacionalidade do produto

    Assim também na sua proposta é importante informar o modelo do produto que você está oferecendo e qual a nacionalidade dele, se é brasileiro ou estrangeiro. No entanto, no sistema do Portal de Compras Públicas já consta o modelo do produto que a instituição está pedindo. Só fique atento para não descrever um modelo diferente do qual está sendo exigido. Clique aqui e acesse o Portal de Compras Públicas.

  13. Envie a proposta

    No próprio sistema em que você está concorrendo, igualmente há a opção de enviar a proposta. Utilize esse canal para o envio, assim você terá a certeza que ele chegará ao pregoeiro.

Quais os documentos exigidos para um pregão eletrônico?

Enfim, agora que você já sabe como fazer o envio da proposta de um pregão eletrônico, é importante entender quais os documentos exigidos para participar de um pregão, clique aqui e acesse nosso artigo sobre o assunto.

Por último, assista ao vídeo e saiba mais sobre Pregão Eletrônico.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest