Como funcionam as licitações

O que mantém o Brasil em ordem e em pleno funcionamento? Veja, o país necessita de vários produtos e serviços para oferecer o básico a sua população, como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Para manter tudo isso, os órgãos públicos precisam de uma agenda regular de compras. É justamente neste ponto que nasce o mercado de vendas para o governo. Curtiu o assunto? Então, leia esse artigo até o final e descubra como funcionam as licitações.

O governo e suas necessidades de compra

O mercado de compras para o governo é muito semelhante ao cotidiano da nossa própria casa. Veja, seja mensal ou semanalmente, todos, em algum momento, vão precisar ir ao mercado e comprar itens básicos de consumo. Também, vez ou outra, haverá a necessidade de contratar serviços, como de pintura, elétrica ou hidráulica, por exemplo.

Antes de qualquer aquisição, no entanto, fazemos aquela famosa listinha de compras, com tudo o que precisamos adquirir. Da mesma forma, planejamos antes de comprar um eletrodoméstico ou trocar de carro ou, quem sabe, investir em um imóvel. 

Em linhas gerais, analisamos as necessidades de compra e planejamos o investimento financeiro para isso. Ou seja, o que entra de dinheiro e o que é preciso comprar com ele. Bem, essa é a realidade da maior parte das pessoas, certo? Ora, com o Governo não é diferente. 

Ele também tem suas necessidades de compra para atender a população. Por isso, faz um planejamento anual de compras. Um orçamento dedicado para essas aquisições. 

Vamos usar como exemplo um soldado do Exército. Para exercer suas funções, ele vai precisar de um vestuário, de um calçado, de alimento e acomodações. Dentro de tudo isso que foi citado, há milhares de produtos envolvidos que precisam ser adquiridos. Logo, existem as empresas que vendem cada um desses itens. 

Como funcionam as licitações na prática

Mas aí, você deve estar se perguntando: “como funcionam as licitações na prática?” Antes de qualquer coisa, você precisa saber que é possível vender para o governo começando uma empresa do zero. Veja como.  

Além disso, qualquer pessoa ou empresa pode ter o governo como cliente. Trata-se de um processo rápido, simples e seguro. E o melhor, o mercado é cíclico. Ou seja, você sempre terá para quem vender. 

Na prática, encare as licitações da seguinte forma:

  • O governo anuncia o que quer comprar;
  • Você avalia o objeto, os prazos e condições; 
  • Procura por um fornecedor que atenda ao que consta no edital e ao que você espera; 
  • Cadastra sua proposta para aquela dispensa;
  • Sua proposta vence a disputa;
  • Você então aguarda o empenho do valor cobrado que será pago pelo órgão; 
  • Cheque na mão, agora é a hora de comprar o produto do seu fornecedor;
  • Você entrega ao órgão o produto adquirido e, finalmente, lucra. 

Agora, um questionamento pertinente: Depois que você aplica uma estratégia de vendas para o governo e ela funciona, quando você vai querer parar? Acredite, depois de ganhar seu primeiro pregão, vai ser difícil não querer o governo como cliente durante um bom tempo. 
Gostou e quer saber mais sobre o assunto? Então, não perca as atualizações semanais de conteúdo no nosso Blog.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Pequenos Negócios: 7 dicas

Gerir um pequeno negócio exige atenção a diversos pontos cruciais. Seja para quem está começando ou para quem já está no mercado, mas enfrenta dificuldades,

Leia mais »
plugins premium WordPress