O que é um pregão eletrônico?

O pregão eletrônico é uma modalidade de compras utilizada pelo governo para buscar fornecedores para as suas necessidades. Trata-se de um processo licitatório de baixo custo, já que todo o procedimento é feito de forma online. Quer saber mais sobre o que é um pregão eletrônico e como ele funciona? Então, leia este artigo até o final. 

O que é um pregão eletrônico?

Veja, assim como precisamos comprar diferentes itens de consumo para nossa casa, com o governo não é diferente. Ele também tem suas necessidades para poder atender à população nos mais variados serviços. 

Imagine que o governo precise comprar aparelhos celulares para algum departamento da Polícia Federal, por exemplo. Assim como nós, o governo também avalia e planeja exatamente como deve ser esse celular e quais requisitos ele deve atender.

Em seguida, o órgão formaliza esse pedido de compra via edital. Ou seja, ele divulga suas necessidades para empresas que possam atender as regras e especificidades do objeto. A disputa para escolha da melhor empresa, então, se dá por meio de um pregão eletrônico. 

Portanto, esta é uma das formas do Governo realizar a aquisição de produtos e serviços.

Como um funciona um pregão eletrônico na prática

O pregão eletrônico tem sempre dia e horário marcados para acontecer. Essas informações também são divulgadas via edital. Assim, no dia da disputa, o pregoeiro abre o edital e autoriza que as empresas iniciem os envio dos lances. 

Mas você sabe qual a hora certa para enviar o seu lance? Nós vamos te explicar mais a frente.

Veja, o pregão eletrônico é dividido em 3 fases: 

  • Abertura
  • Aviso de Iminência
  • Encerramento aleatório

A fase de abertura é quando iniciam-se os  lances. O ideal é que neste momento você apenas observe quem são e quais comportamentos têm os seus concorrentes. É sempre bom destacar, no entanto, que diferente do que muitos pensam o fator preço não é decisivo para ganhar uma disputa. 

Na verdade, o que influencia, e muito, é se sua empresa conseguiu cumprir à risca o descritivo do edital. Afinal, você pode ter o serviço ou produto mais barato, mas se não atender exatamente o que o órgão determinou, de nada vai adiantar. 

Além de cumprir as exigências do edital, é muito importante estar atento ao andamento do processo. Isso porque, muitas vezes, as empresas que alcançam as primeiras colocações vão sendo desclassificadas por uma série de questões e as próximas da lista vão sendo convocadas. Se você não está atento a esses chamados pode perder grandes negócios.

Já a fase de aviso de iminência é quando o pregoeiro avisa os participantes sobre o encerramento da oferta de lances. A partir do recebimento deste aviso, as empresas ainda têm um prazo que pode variar de 01 a 60 minutos para o envio de seus lances.

Após esse período, e em até 30 minutos, o próprio sistema inicia a fase do encerramento aleatório e determina, de forma aleatória, o encerramento efetivo do recebimento de lances. 
Então agora o que é um pregão eletrônico? Saiba mais sobre o assunto AQUI.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest