Dispensa de licitação: entenda como funciona

Vender para o governo é uma forma assertiva para ter lucratividade e aumentar o faturamento da sua empresa. Além disso, as licitações são 100% confiáveis, pois todo o processo é realizado por meio de um edital com normas e regras claras. No entanto, há diversas modalidades como tomada de preços, leilão, pregão eletrônico, carta convite, entre outras. Existe também a dispensa de licitação. E é sobre isso que falaremos neste artigo.

O que é dispensa de licitação

A dispensa de licitação é uma forma legal de contratação de produtos e serviços pelo governo garantida pela Lei 8.666/93. Ela é utilizada para atender as necessidades imediatas e a empresa é acionada diretamente, sem a necessidade de uma publicação de edital e concorrência pública. 

Entretanto, há alguns casos específicos para dispensa de licitação:

Obras e serviços de engenharia

O valor precisa ser até 10% acima de R$ 150 mil, desde que não refiram-se a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou para obras da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas de forma simultânea.

Situações de emergência

Exemplo: calamidade pública, obras para evitar desabamentos e fornecimento de energia;

Sem interessados

Quando não há outras empresas interessadas na licitação e a mesma não puder ser repetida sem prejuízo para a administração pública.

Preços maiores

Quando as propostas apresentadas tiverem preços maiores aos do mercado.

Entidades que integrem a administração pública

Em casos de admissão de empresa que produza bens ou serviços através de uma entidade que integre a administração pública, desde que o preço praticado seja compatível com o mercado.

Compra ou locação de imóvel

Quando são destinados à prefeitura, governo do estado ou governo federal.

Compras de materiais de baixo valor

Em situações de compra de materiais, produtos e serviços de baixo valor, desde que não ultrapassem o valor estimado por lei para a dispensa de licitação.

Portadores de deficiência

Para a contratação de associações de portadores de deficiência física sem fins lucrativos.

Hortifrutigranjeiros

Compra de pão e outros alimentos perecíveis, até a realização do processo licitatório.

Serviços de impressão

Impressão de diários oficiais, formulários padronizados e prestação de serviços de informática por órgãos ou entidades que integrem a administração pública.

Valores específicos

Para serviços e compras de valor até 10% acima de R$ 80 mil, desde que não se refiram a parcelas de um mesmo serviço, compra ou alienação de maior vulto que possa ser realizada de uma só vez.

Sistema carcerário

Contratação de entidade sem fins lucrativos para a recuperação e socialização no sistema carcerário.

Serviços de restaurações

Aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos.

Recicláveis estão no grupo que permite contratos por dispensa licitação

Resíduos recicláveis

Contratação de coleta, processamento e comercialização de resíduos recicláveis ou reutilizáveis realizados por entidades ou cooperativas formadas por pessoas de baixa renda.

Lembrando que estes são alguns dos casos pontuais de dispensa de licitação. Isso porque para cada situação há regras específicas e a administração se compromete a selecionar a proposta mais vantajosa, com menor valor e com maior qualidade para satisfazer as necessidades emergenciais.

Saiba mais sobre como participar de licitações 

Quer saber mais sobre licitações e como vender para o governo? Então fique de olho em nossos conteúdos e acompanhe nossas redes sociais. Divulgamos semanalmente artigos e posts para te ajudar a ganhar dinheiro e ter sucesso em licitações públicas. Aqui você pode entender como funciona um processo de licitação.  
Outras informações sobre o processo de compras pelo governo federal acesse o portal de compras.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest