Você sabia que é possível abrir MEI grátis? Primeiramente, não é preciso nem sair de casa, pois tudo é feito pela internet. Com apenas alguns cliques você pode ter um CNPJ e emitir nota fiscal de venda de produtos e prestação de serviços. As vantagens são tantas que o Brasil já ultrapassou a marca de 10 milhões de Microempreendedores Individuais formalizados.
Conheça os benefícios para MEI
Além disso, sabe o que é melhor? Você tem direito a benefícios que uma pessoa autônoma, que trabalha na informalidade, não tem, como aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, entre outros. Com um CNPJ você também pode ter acesso a linhas de crédito especiais para MEI com taxas de juros bem abaixo do mercado, além de poder participar de licitações públicas e ganhar dinheiro vendendo para o governo. Nesse artigo, vamos explicar um passo a passo de como abrir um MEI de forma gratuita.
Veja agora como abrir uma MEI grátis passo a passo
5 passos para abrir MEI grátis
- Acesse o Portal do Empreendedor
Acesse o Portal do Empreendedor e clique em “Microempreendedor Individual quero ser”. Após isso, digite seu CPF e vá em “Avançar”. Se você declarou o imposto de renda no ano anterior, o sistema irá pedir o número do recibo. Se não declarou, terá que inserir o título de eleitor.
- Preencha o formulário
Posteriormente, preencha o formulário com data de nascimento, nacionalidade, sexo, nome da mãe e nome empresarial. O nome empresarial já vem preenchido com o seu nome completo, seguido do seu CPF e essa informação não é possível mudar. Você poderá colocar o nome que escolheu para sua empresa no campo do nome fantasia.
- Defina as atividades do MEI
Após esta fase, você terá de escolher as atividades que irá exercer, como ocupação principal e ocupações secundárias. É possível colocar até 16 funções por MEI. Posteriormente, acrescente informações como endereço comercial e a forma de atuação da sua empresa (se você tem um local fixo de trabalho, se trabalha em postos móveis, vendas pela internet, etc).
- Revise as informações
Logo depois, leia com atenção todas as declarações e clique em aceitar cada uma delas. Confira, assim, todos os dados e clique em “Continuar”.
- Confirme a inscrição
Confirme sua inscrição preenchendo com um código enviado por SMS no celular cadastrado. Por outro lado, caso você não tenha recebido esse código, clique em uma das opções que aparecem ao lado do botão “Confirmar.
- Salve o Certificado
Para finalizar, você verá uma mensagem com o número do CNPJ que poderá utilizar. Salve e imprima o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual. Pronto! Após essas etapas você já estará formalizado.
Contribuição mensal do MEI
Em síntese, para você ter acesso a todos os benefícios da Previdência Social e manter sua MEI ativa, é necessário pagar mensalmente uma contribuição por meio do DAS, guia que pode ser impressa no portal do empreendedor. Não é necessário ter um contador para fazer isso e você mesmo pode imprimir e pagar o imposto no banco ou em casas lotéricas. Portanto, viu só como é fácil abrir MEI de forma gratuita? O site do Sebrae tem uma página somente com informações sobre MEI e você poderá tirar dúvidas online com consultor. Acesse aqui.