Ganhar dinheiro com licitações públicas pode ser mais simples do que parece. Além de extremamente lucrativo, poucas pessoas dominam esse nicho de mercado, o que torna a atividade ainda mais vantajosa. Além disso, com o avanço da tecnologia e da internet, o processo licitatório foi facilitado, se tornando quase 100% eletrônico e digital.
Portanto, se você busca aprender como habilitar sua empresa para vender produtos e serviços para o governo, não deixe de ler este artigo até o fim. Nele, você vai encontrar um passo a passo, com informações de A a Z, para alcançar o sucesso em vendas públicas. Vamos lá?
Passo a passo para habilitar sua empresa para licitações públicas
Neste tópico, vamos explicar como realizar o cadastro no Sistema de Credenciamento Unificado de Fornecedores (Sicaf) para que sua empresa esteja de fato habilitada para participar de licitações.
São três passos:
- Certificado Digital
- Cadastro no Brasil Cidadão
- Credenciamento
Para começar, acesse o Portal de Compras do Governo Federal e na página inicial busque por Sicaf. Para este processo, você vai precisar do certificado digital da sua empresa.
Em seguida, clique em “Acesse GOV.BR” e crie uma conta. Depois, clique na aba “Meu Cadastro”. É nesta página que você cria o vínculo do seu cadastro com o certificado digital que estiver utilizando.
Feito isso, chegou a hora de obter a confiabilidade, clicando em “Obter”. Neste momento, uma página será aberta com os seu dados e, então, você clica em “Validar Informações do E-CNPJ” e vincula sua conta ao GOV.BR.
Você deve voltar para a página do Sicaf para efetuar o login na área destinada ao fornecedor. Ao entrar, basta clicar em “Entrar GOB.BR” para, em seguida, clicar em certificado digital. Pronto! Você está logado com o seu certificado.
Mas atenção! Tome cuidado ao pesquisar no Google pela palavra Sicaf, pois, ao clicar, você pode ser direcionado, na verdade, para páginas de anúncios de empresas. É muito importante destacar que o cadastro no Sicaf é gratuito. Portanto, fique atento a páginas que possam cobrar eventuais taxas.
Como ter certeza de que estou realmente logado?
Para ter certeza de que você está realmente logado com o certificado digital e assim habilitar a sua empresa, basta clicar na aba cadastro. Ao clicar, algumas opções de níveis de credenciamento aparecerão.
Se você escolher a opção Nível I – Credenciamento, por exemplo, uma tela será aberta e automaticamente estará selecionada a opção “pessoa jurídica”, e o campo do CNPJ estará preenchido com os dados da sua empresa.
Se você estiver logado com certificado e CPF de pessoa física, basta trocar para a opção “pessoa jurídica” e acrescentar o CNPJ da sua empresa.
Fique atento: se você estiver logando com certificado e CPF de pessoa física, obrigatoriamente o E-CPF deverá ser de um dos sócios da empresa ou o usuário que estiver logado deve estar habilitado para realizar as transações.
Lembrando que na aba “cadastro” você deverá acrescentar informações básicas da sua empresa. É uma etapa bem simples e rápida.
Conhecendo outros níveis de cadastramento
Depois de conhecer e realizar o cadastro do Nível I, chegou a hora de conhecer e preencher os demais níveis. Vamos lá?
- Nível II – Habilitação Jurídica
Esta etapa é basicamente configurada para os dados do contrato social da sua empresa. Então, se você for MEI, os dados do seu Simei devem ser preenchidos.
- Nível III – Regularidade Fiscal e Trabalhista Federal
Aqui, o próprio sistema do Sicaf traz as informações sobre FGTS, Receita Federal, e TST, pois há certa integração de dados. Ou seja, as certidões são carregadas na página automaticamente. Se houver alguma pendência, o sistema irá te informar.
- Nível IV- Regularidade Fiscal, Estadual/Distrital e Municipal
Aqui, deverão ser inseridas as certidões, seja estadual, municipal etc. Assim, se sua empresa for isenta não haverá necessidade de fazer o upload da certidão.
- Nível V- Qualificação técnica
Aqui neste espaço, você deve acrescentar os atestados de capacidade técnica que sua empresa possui ou eventual documento específico do serviço que você presta.
- Nível VI- Qualificação econômico/financeira
O Nível VI corresponde às informações sobre balanço. E ainda que você tenha aberto sua empresa recentemente, você pode acrescentar o balanço de abertura. Nos casos de MEI, o balanço não é obrigatório. Em todo caso, fique atento ao edital das licitações públicas.
Viu como é simples habilitar sua empresa para vender seus serviços ou produtos para o governo? Seguindo esse passo a passo, você estará pronto para participar de licitações públicas de maneira simples e rápida.
Gostou do nosso conteúdo? Então, quer ficar fera no assunto e conseguir uma vantagem significativa ao concorrer nas licitações públicas? Conheça nosso manual e descubra a maneira mais prática de vender para o governo.
Fique sempre atento às nossas publicações aqui no site do Siga Pregão