Como aumentar o faturamento. Com a concorrência cada vez mais acirrada, atrair clientes e ganhar dinheiro com a venda de produtos ou serviços se tornou um grande desafio. Para conseguir destaque no mercado, as empresas precisam se reinventar, apostar no novo, pensar fora da caixinha.
Mas apesar disso tudo, há um vasto mercado que ainda pode ser explorado. Você já pensou, por exemplo, em investir em marketing digital e no mercado financeiro? Ou quem sabe vender para o governo participando de licitações públicas? Pois é. Estas são só algumas das possibilidades que podem aumentar e muito os seus lucros.
Quer saber mais sobre cada uma delas, escolher a melhor para sua empresa e alavancar seu faturamento como você nunca pensou? Então, não deixe de ler esse artigo. Nele, você vai encontrar as informações que precisa para tornar o seu negócio ainda mais lucrativo e vantajoso. Boa leitura!
Amplie sua visibilidade com Marketing Digital
Marketing Digital vai muito além de apenas fazer anúncio em redes sociais e posts com hashtags relacionadas ao seu segmento de atuação. Por isso, é preciso estar antenado nas novidades do mercado para que sua empresa não fique de fora das evoluções que podem ajudar a aumentar seu faturamento. Existem ferramentas cujo objetivo é aumentar a visibilidade da marca, conquistar clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.
Canais de vendas online
Para quem trabalha com produtos que podem ser vendidos pela internet, dentro das redes sociais, como Facebook e Instagram é possível criar lojas em que a pessoa não precisa sair da plataforma para comprar. Basta ter um site de e-commerce ou mesmo uma conta no Mercado Livre que é possível associá-lo à sua página de venda na rede social. Isso fará com que você aumente seu alcance para lugares nunca antes imaginados.
Aplicativos de serviços
Hoje, pouco se comenta a respeito de aplicativos de serviços que unem, em apenas um ambiente, prestadores de serviços e clientes em potencial. São ferramentas de marketing pouco convencionais, mas que têm funcionado muito. Um bom exemplo destas ferramentas é o aplicativo Get Ninjas, em que empresas se cadastram à procura de prestadores de serviços. Os pedidos são diários e em diversas categorias.
Aproveite o expert que há em você
Se você é realmente bom naquilo que faz, é uma autoridade em seu ramo de atividade, já pensou em ensinar outras pessoas e ganhar dinheiro com isso? O mercado de infoprodutos tem crescido no mundo inteiro, permitindo que as pessoas conquistem novos mercados associados ao seu nicho original, em escala.
Dessa forma, por exemplo, uma empresa que comercializa produtos ligados à estética pode lançar um curso online ensinando o passo a passo para cuidar da pele em casa. Ou, por outro lado, pode ensinar aos profissionais técnicas especializadas para que ele possa desenvolver junto a seus clientes. Neste caso, a empresa é representada pelo profissional que representa a marca, que seja esta autoridade no assunto dentro da organização. Se interessou? Procure saber mais sobre Fórmula de Lançamento.
Aumentar o faturamento com a bolsa de valores
O ambiente financeiro na área de compra e venda de ações ainda é desconhecido para muitas empresas. Isso porque a maioria não sabe que pessoa jurídica também pode investir na bolsa de valores. Essa opção é vantajosa para aumentar a receita e valorizar o dinheiro da sua empresa. Apesar de ter menos alternativas de investimentos que pessoa física, há oportunidades que oferecem liquidez diária, com baixos riscos. Entretanto, como é um investimento, não há prazos definidos para ganhos, porém, essa modalidade pode ajudar a melhorar a gestão financeira dos negócios. Existem investimentos personalizados para cada segmento. Veja duas opções.
CDB (Certificado de Depósito Bancário)
O CDB é a modalidade mais escolhida pelas empresas. Isso porque oferece diferentes prazos, liquidez e rentabilidades. A segurança é que ele é mantido pelas instituições financeiras e, em caso de quebra ou insolvência da instituição, há a reposição de até R$ 250 mil por CNPJ.
O rendimento do CDB pode ser prefixado por meio de um índice, como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), taxa que segue de perto a Selic, juros básicos da economia. O rendimento da empresa vai variar de acordo com o CDI, calculado a partir dos juros definidos pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central. Lembrando que há diversos tipos de CDBs, sendo que alguns podem ser resgatados somente no vencimento, outros possuem liquidez diária. Enfim, é uma estratégia que algumas empresas já descobriram para aumentar o faturamento.
Fundo de Investimento
Essa opção pode ser bem rentável para a empresa. É formado por um grupo de investidores que buscam empresas com potencial de crescimento para investimento em conjunto. Diferente dos investidores anjo, que procuram empresas iniciantes para “apostar as fichas” em busca de lucratividade, o Fundo de Investimento é para empresas que já são mais maduras. Esse investimento pode trazer, além de recursos financeiros para seu negócio, mais credibilidade para a instituição, facilitando relações futuras com clientes, fornecedores e instituições financeiras.
Ao optar por essa modalidade, o empresário terá contato frequente com o grupo de investidores e receberá orientações de uma equipe de gestores para que a empresa possa crescer e atingir seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
Participe de licitações públicas e navegue em um dos mercados que mais cresce
Muitas empresas têm receio de participar de processos de licitação por medo de apostar no novo, por achar arriscado ou porque não há transparência nas informações. Mas tudo isso deve ficar no passado.
O pregão eletrônico é uma modalidade de licitação pública que ocorre 100% online com base na lei federal nº 10.520/2002. Qualquer empresa pode participar, desde que esteja de acordo com as exigências do edital. A compra é feita por órgãos públicos, incluindo governos federal, estadual e municipal através de subdivisões ou secretarias.
Ele é realizado conforme as necessidades dos licitantes. Podendo ser oferecidos produtos e serviços que vão desde insumos, como papel por exemplo, até atividades como grandes obras. Além disso, os procedimentos são 100% seguros, isso porque é um instrumento prescrito em edital e visível a todos, proporcionando transparência. Também, é possível acompanhar em tempo real todos os lances, sendo uma ferramenta confiável para a população saber onde está sendo aplicado o dinheiro público.
Como habilitar sua empresa para participar de licitações públicas
Para que sua empresa possa participar dos pregões eletrônicos, é necessário fazer um cadastro no Sistema de Credenciamento Unificado de Fornecedores (Sicaf). É importante lembrar que é preciso ter em mãos o certificado digital. No Comprasnet (portal de compras governamentais) é possível consultar informações sobre licitações abertas, fornecedores, entre outros. Saiba o passo a passo aqui.
MEI também pode participar
O Microempreendedor Individual (MEI) também pode participar dos pregões eletrônicos. Isso porque é oficialmente uma empresa com CNPJ e pode emitir notas fiscais. O procedimento é o mesmo dos demais segmentos e também precisa estar de acordo com as normas do edital e oferecer o menor preço. Você pode consultar mais informações no Portal do Empreendedor (MEI).
Viu só como ter sucesso no seu negócio e aumentar o faturamento pode ser mais simples do que parece? Com essas dicas sua empresa vai se destacar entre os concorrentes e despontar como uma potência em todo o Brasil.
Mas atenção! Lembre-se sempre de buscar informações em sites e plataformas confiáveis para esse tipo de procedimento. Fique de olho e fuja de qualquer proposta milagrosa. Quer se aprofundar no tema licitações públicas? Entre no meu canal do Youtube e saiba tudo o que precisa para vender para o governo.