Se você chegou até aqui já deu um grande passo para aumentar a lucratividade da sua empresa por meio de licitações públicas. Aqui você vai aprender a vencer em um pregão eletrônico. Afinal, vender para o governo é altamente seguro e rentável.
No entanto, é preciso saber exatamente como participar dos pregões eletrônicos e não perder nenhum detalhe. Isso porque qualquer erro pode colocar em risco todo o procedimento. Por isso, fizemos um passo a passo para você ter sucesso nesse segmento e sair à frente da concorrência. Vamos lá?
Após fazer o cadastro no portal de compras do governo federal, veja aqui um passo a passo de como se cadastrar, é a hora de consultar todos os pregões eletrônicos agendados.
São 3 passos:
1. Acesse o site compras governamentais;
2. Clique em Gestor de Compras e, em seguida, Consultas e Pregões;
3. Busque por editais que sejam relacionados ao serviço ou produto que sua empresa oferece. Lembrando que o governo publica diariamente dezenas de editais. Para facilitar, veja aqui todos os editais divulgados no dia. Em cada item terá o número da tomada de preço, o objeto (resumo do que eles buscam), a data do edital, endereço, telefone para contato e data limite para a entrega da proposta.
Preenchimento do formulário
Encontrou o edital relacionado ao seu nicho? Então, preencha o formulário com as informações necessárias. Mas, atenção, pois você precisa preencher a descrição do produto da mesma forma que está no edital. Após preencher com todos os dados, você terá de colocar um valor inicial para entrar no pregão. Lembrando que esse não é o valor mínimo, é apenas um valor inicial, então é importante calcular para não ter prejuízo.
Acompanhe todos os lances
No dia do pregão eletrônico você poderá acompanhar em tempo real todos os lances e as fases. O primeiro lance da sua empresa será feito de forma automática, é aquele valor inicial que você colocou quando preencheu a proposta. Também poderá ver os lances do seu concorrente e dar novos lances, reduzindo o valor de acordo com a margem da sua empresa.
Se você ganhar o lance nessa etapa, o pregoeiro e a equipe de licitação irão analisar se sua empresa preenche todos os requisitos exigidos no edital. Se necessário, eles podem requisitar o envio de amostras caso seja um produto. Além disso, eles podem negociar valor, julgar recursos dos concorrentes e desclassificar se encontrarem alguma irregularidade. Fique atento, pois todo esse procedimento é realizado por meio do chat.
Fases do pregão eletrônico
Durante o procedimento haverá três fases até saber qual foi a empresa vencedora. Saiba quais são:
1. Aberto: é a etapa inicial do pregão, quando indica que ele já está disponível para lances;
2. Iminência: é o momento em que o pregoeiro avisa que entrará no tempo randômico (encerramento da disputa), que poderá durar entre 1 e 60 minutos. Lembrando que é apenas um aviso, o fornecedor pode ainda enviar seus lances;
3. Tempo randômico: esse modo pode ocorrer entre 1 segundo e 30 minutos e acontece de forma automática pelo sistema. Nessa condição, não há mais como dar lances e o pregão é encerrado.
Venci, e agora?
Se você ganhou o pregão eletrônico e sua empresa está de acordo com todas as normas, é hora de você enviar uma proposta comercial para a equipe de licitação. Nesse documento deverá conter informações como dados cadastrais, descrição do produto ou serviço arrematado, certidões e assinatura do responsável, entre outros. A proposta deve ser digitalizada e anexada no sistema.
Se sua empresa ofertou um produto, o comprador irá solicitá-lo através de uma nota de empenho. Então, você deverá enviar o produto no endereço solicitado junto com a nota fiscal e eles emitirão uma nota de liquidação quando houver o pagamento.
Após essas dicas, estamos confiantes que você está preparado para participar do seu primeiro pregão eletrônico.