Se você já visitou esse Blog algumas vezes, com certeza já viu por aqui conteúdos que mostram as vantagens de se vender para o governo, certo? Mas será que esse mercado é realmente fácil de atuar? Bom, se você quer saber essa resposta continue a leitura. Nós vamos te contar se é difícil vender para o governo e por onde começar. Vamos lá?
Venda para o maior comprador do Brasil: Não é difícil vender para o governo
Antes de entrarmos no tema deste artigo, é importante que você saiba que o governo é o maior comprador do Brasil. Para se ter ideia, a administração pública como um todo gasta mais de R$100 bilhões por ano comprando os mais variados tipos de produtos e serviços.
Mas para fazer essas compras, os órgãos públicos precisam anunciar, via editais, as suas necessidades e o descritivo de cada item ou serviço. Deste modo, a empresa que conseguir atender todos os requisitos exigidos, ganha o contrato. Isso quer dizer que nem sempre a empresa com menor preço será a vitoriosa. Afinal, mais do que o valor, outros pontos importantes são avaliados durante uma licitação.
Não é difícil vender para o governo porque nem precisa de investimento prévio
Diferente do mercado tradicional, vender para o governo é sinônimo de bons lucros com pouco ou quase nada de investimento prévio. Isso porque, você não precisa ter estoque, nem funcionários, nem investimento em marketing, nem um espaço físico.
O que você vai precisar é de um computador com acesso a internet. Sabe por quê? Como dissemos acima, o governo anuncia o que ele quer comprar. Cabe às empresas, portanto, oferecer exatamente aquilo que o órgão deseja.
Funciona assim:
- O governo lança um edital com a necessidade dele de compra;
- Você estuda o edital e, com base nele, prospecta um fornecedor que possua o produto exatamente igual ao que o descritivo do objeto pede;
- Ao encontrar um fornecedor, você desenha uma composição de preço estratégica, levando em conta custos com transporte, notas fiscais etc;
- Com a composição montada, você dá o seu lance na disputa e aguarda;
- Se você vencer o contrato, você deve aguardar o órgão depositar para você o empenho do contrato, que é como se fosse um cheque;
- É neste momento que você compra o produto do fornecedor que você prospectou;
- Fornecedor pago e produto entregue. Pronto, você já tem o lucro em mãos.
Viu como não há necessidade de fazer investimento prévio? Você ainda acha que é difícil vender para o governo? Se sim, clique aqui porque nós vamos te mostrar na prática que é mais fácil do que parece.