Licitação de prefeituras: aprenda a participar

Licitação de prefeituras: é possível participar? Como eu faço para vender para os órgãos municipais? Será que órgãos locais compram? Como é o processo?

Bom, vou explicar aqui e você verá que está mais simples do que nunca participar de uma licitação de prefeitura, mesmo estando a milhares de quilômetros de distância!

No Brasil, existem mais de 5 mil municípios e todos, absolutamente todos fazem compras para manter todos os direitos dos cidadãos, todos eles garantidos pela Constituição Federal.

Nós temos direito à saúde, ao lazer, a serviços básicos de diversas naturezas. Como o governo, em geral, não produz, a prefeitura não produz, ela compra e contrata serviços, e pra isso elas precisam realizar o processo de licitação.

Desde a iluminação dos prédios públicos, o ar condicionado das repartições, serviços de manutenção, a água, o copinho de água, os alimentos para as escolas municipais, a pintura da creche, o sabonete do banheiro, à estrutura de som de determinados eventos, tudo isso só é adquirido ou contratado depois de uma licitação pública.

Mas isso é em todo o Brasil? Sim! Aqui neste vídeo, por sugestão dos inscritos do canal, nós entramos nos sites de algumas prefeituras. De Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, a Rio Preto da Eva, no Amazonas, elas têm um setor de licitações que já fica claro e transparente no próprio site institucional.

Com a modernização dos sistemas de compra para o governo e com a lei do acesso à informação, tudo ficou mais claro e transparente. Assim, possíveis fraudes são evitadas logo de cara.

Embora em algumas cidades ainda haja licitações presenciais, a maior parte acontece virtualmente, nos pregões online.

Mas não é apenas nos sites das prefeituras que você pode encontrar as licitações. Isso porque elas precisam dar ampla publicidade e, assim, publicam os editais nos grandes portais, como o Compras Net, Licitações-E, Compras Públicas, entre outros.

Para participar das compras de prefeituras, é preciso cumprir as mesmas etapas de outros órgãos públicos, seja como MEI, ME ou outra configuração da empresa. É necessário estar habilitado, ter todas as documentações necessárias (Na dúvida sobre isso, acesse nosso canal no Youtube, lá temos vários vídeos explicando).

Como acompanhar as licitações de prefeituras

Ok, você já sabe que qualquer empresa habilitada pode vender para prefeituras. E como fazer isso, com milhares de municípios publicando editais todos os dias?

É óbvio que fazer isso de maneira analógica e manual é uma muito difícil, a depender do raio que você quer abranger.

Por isso, indicamos um software que pode varrer todas as possibilidades, com as características de produtos ou serviços que você busca: o Siga Pregão.

Com o Siga Pregão, você tem à disposição vários filtros para encontrar as oportunidades que mais se adéquam às características da sua empresa.

Mas lembre-se: antes de participar das licitações, mesmo das prefeituras, conheça nosso curso Licitante Extremo, pois lá ensinamos todas as técnicas e estratégias para vender para qualquer órgão público.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest