Modelos de estoque e armazenagem. Saiba o mais adequado à sua empresa

Estoque e armazenagem são pontos extremamente importantes. Uma estratégia mal elaborada pode impactar na margem de lucro ou mesmo na competitividade da empresa. Por conta de diversas dúvidas que chegam até a gente, resolvi fazer este texto para falar um pouco sobre o assunto e tentar ajudar quem está com dificuldades. Leia!

O estoque é ter produto físico ou matéria prima sob sua gestão em algum espaço físico, até aí acho que está claro. Porém, há vários tipos de estoques que podem determinar o sucesso ou o fracasso nas operações do seu negócio.

Eu sempre costumo dizer que estoque é dinheiro alocado, seja ele matéria prima para revenda, produto final ou suprimento para algum serviço ou produto. Há diversos tipos de estoque e cada um tem sua função.

Para quem quer começar a vender para o governo, há formas melhores que outras, no que diz respeito a estoque. E eu falo sobre isso neste vídeo.

Tipos de estoque

Estoque sazonal ou de antecipação: visa atender uma demanda futura. O ar condicionado, por exemplo, é um produto cuja venda cresce muito no verão. Quem comercializa sabe que terá de ter o produto à pronta entrega quando o calor chegar. A principal missão é atender esta demanda que vai acontecer, baseado em seu estudo de mercado.

Estoque consignado, estoque de terceiros

Para quem não precisa do produto à pronta entrega e não tem como estocar, contar com o estoque de terceiros pode ser o melhor negócio.  Quem trabalha online, quase sempre vende sob demanda e gira estoques de terceiros.

Estoque de contingência

Estoque de segurança, aquele estoque já antecipando a possibilidade de algum problema, ou prevendo alguma emergência.

Estoque mínimo

É a quantidade mínima de produtos que sua empresa precisa ter para garantir que as vendas aconteçam sem problemas até a próxima compra.

Drop Shipping

Muitos produtos como suplementos, comercializados online em pequenos e-commerce possuem esta modalidade. O empreendedor vende sem ter o produto, sem ter estoque. Em muitos casos compra de outro país, com dinheiro que já fez da venda, e entrega para o cliente. Geralmente, na própria página de venda já vem descrito que aquele produto pode demorar 3 semanas, um ou dois meses.

E a armazenagem, onde entra nisso?

A armazenagem é muito mais ampla que simplesmente estocar. Envolve desde o controle dos produtos, a logística interna e a externa.

Dentro dos sistemas de armazenagem você tem a armazenagem própria, em que sua empresa é responsável por todo o processo.

Por outro lado, você também pode terceirizar a armazenagem, com seus produtos ficando em um galpão de outra empresa.

Ou você pode contratar uma equipe especializada para controlar a armazenagem dentro da sua empresa, para que ela faça esta gestão. Se sua empresa tem o galpão, mas não tem a expertise da logística, talvez compense este modelo de contrato.

Mas o que é melhor, afinal? Estocar, não estocar, administrar a própria armazenagem, contratar, terceirizar? Tudo depende do fator custo. É preciso calcular todas as variáveis para saber o que compensa ao porte da sua empresa.

Em todo caso, seja qual a modalidade, tudo tem que estar organizado e coordenado para que o produto chegue ao consumidor final da melhor maneira e no prazo mais rápido possível.

Quer dominar tudo sobre este e outros temas relativos a licitações? Faça nosso curso Licitante Extremo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest