Descubra como começar a vender para o governo

Que o governo é o maior comprador do país, isso você já sabe, certo? Afinal, todos os anos ele gasta mais de R$100 bilhões comprando os mais variados produtos e serviços para manter a máquina pública funcionando. E mais: além de comprar itens diversos, não há empecilhos quanto ao tamanho do fornecedor. Isto é, independente do porte da sua empresa, seja ela MEI, ME, Epp, Eireli etc, o governo pode comprar de você, do seu negócio. É por isso que, neste conteúdo, nós vamos te ensinar como começar a vender para o governo. Curtiu? Então, vem com a gente!

O governo nunca para de comprar

A primeira coisa que você precisa entender antes de entrar neste mercado é que: o governo nunca vai parar de comprar. Isso porque, ele precisa garantir que os serviços públicos sejam prestados à população, como segurança, educação, saúde, entre outros. Então, sempre haverá demanda de compra em todos os órgãos públicos. 

E quando falamos em coisa pública, estamos falando de escolas, hospitais, saneamento, meio ambiente etc. Você também precisa ter em mente que o governo compra de tudo. Isso significa que se sua empresa vende chicletes, por exemplo, você pode entrar numa disputa de licitação com esse item. 

Qualquer empresa pode vender para o governo?

Sim, sem dúvida. Se você tem um MEI, ME, Epp, Eireli, não importa. O porte da sua empresa não interfere na sua participação nas disputas de licitação. Inclusive, se você quiser abrir um MEI hoje e começar a vender para o governo, você consegue. Além disso, empresas de pequeno porte têm vantagens e incentivos para entrarem no mercado.

Para se ter ideia, até pessoa física, profissionais autônomos, podem se tornar um fornecedor do governo. Entenda.

Como começar a vender para o governo sem estoque ou investimento inicial

Isso é muito simples. Isso porque, você não precisa de estoque, nem de espaço físico, funcionários ou investimento em marketing. No mercado de vendas para o governo, você só vai precisar de um computador com acesso a internet. Além de todo o processo licitatório ser feito totalmente online, você não precisa ter o produto para participar da disputa. Na verdade, você só vai comprar o objeto do edital quando vencer a disputa e receber o empenho do órgão. Isso é possível porque quando a licitação é encerrada, a empresa tem um prazo para fazer a entrega do item ao órgão. Entenda o método VCL.

As diferenças entre mercados

No mercado tradicional, para que uma empresa alcance outras empresas ou pessoas, é preciso investir em marketing, ter um estoque, um espaço físico, funcionários e tudo que envolve o universo corporativo. 

Agora, quando se trata de vendas para o governo, tudo o que foi descrito acima perde o sentido. Afinal, você não precisa de marketing quando o próprio cliente lhe diz o quê, como, quando e quanto deseja pagar por um serviço ou produto. 

Estoque para quê, se você vai entregar exatamente a quantidade de item que consta no edital previamente divulgado? Qual a razão de um espaço físico se não houver estoque para preenchê-lo? Funcionários por que, se tudo pode ser feito de forma eletrônica e pela internet? Entende a diferença? 

Como começar a vender para o governo

Para começar, basta ter um computador com acesso a internet. É exatamente disso que você precisa para começar a vender para o governo. Mas para faturar alto você precisa conhecer as regras, dominar as técnicas e ter as estratégias certas para isso. Clique aqui que nós vamos te ensinar como.

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