Você já ouviu falar no método VCL? Desenvolvida pelo especialista em licitações públicas, Rodolpho dos Anjos, a metodologia foi criada com objetivo de ajudar empresas a darem o primeiro passo em direção ao mercado de vendas para o governo.
O método VCL pode ser aplicado em todos os modelos de negócios, em empresas de diferentes tamanhos, como MEI, por exemplo. Quer saber todos os detalhes e o passo a passo de uma das metodologias mais assertivas do mercado de vendas para o governo? Então, continue a leitura.
Mercado tradicional x mercado de vendas para o governo
Quando pensamos no método tradicional de negócios, investimentos são fundamentais para que a empresa nasça e inicie suas atividades. Portanto, é natural os custos com locação de ponto comercial, estoque, marketing etc.
Se tudo correr bem, existem boas chances de um cliente entrar no seu estabelecimento e comprar o seu produto, certo? Ocorre, porém, que nem sempre essa lógica funciona de forma perfeita e linear. Pode ocorrer, por exemplo, de você não conseguir vender o que esperava e o seu produto ficar parado no estoque.
O problema deste cenário é que mesmo com essa situação, os custos com aluguel, impostos e funcionários continuam. Ou seja, você não está faturando como imaginava e ainda precisa desembolsar dinheiro para o negócio continuar funcionando.
Ora, o mercado de vendas para o governo é completamente o oposto disso. Afinal, o órgão público (cliente) é quem diz o quê e como deseja comprar. É como se o cliente corresse atrás da empresa, e não o contrário. Além disso, para vender para o governo você não precisa ter uma loja física, nem estoque.
Mas aí, você deve estar se perguntando: como vender um produto que eu não tenho? É sobre isso que se trata a metodologia VCL, e nós vamos te explicar todos os detalhes.
Por dentro do Método VCL
Para quem está iniciando um negócio, aplicar o método VCL pode ajudar e muito sua empresa a crescer e faturar. Mas o que significam as siglas VCL?
V – A letra V vem de venda, significa como e onde acontece a venda.
C – Já a letra C, de compra, significa o momento certo de comprar.
L – E por fim, a letra L, de lucrar. Quando de fato você vai lucrar.
Veja, uma olhada rápida no Portal de compras do Governo Federal, o maior portal de vendas governamentais, já te dá um panorama das oportunidades diárias que são divulgadas, seja de cotação ou pregão eletrônico. Para se ter uma ideia, em média, são lançados cerca de 200 editais todos os dias.
E é justamente neste ponto que o V do método VCL se aplica.
Venda
Antes de pensar em lucro, é preciso conhecer o mercado e entender suas necessidades. Inclusive, a recomendação para quem está começando é focar em um nicho.
Por serem mais organizados, os pregões eletrônicos são uma boa aposta. Isso porque, com eles, você pode focar num segmento e concorrer a oportunidades maiores.
Mas, voltando à pergunta do tópico acima: como vender um produto que eu não tenho? A resposta é simples: conheça as marcas dos produtos que já vêm sendo adquiridas pelo governo e busque esses fornecedores.
Para saber quem são eles, basta acessar Pesquisa Textual – Editais e pesquisar o histórico dos editais do produto que você deseja comercializar. Você também pode fazer essa pesquisa de forma mais rápida e dinâmica com o Siga Pregão. Saiba como.
Mas atenção! Quando você contatar eventuais fornecedores, lembre-se de perguntar sobre o prazo de entrega do produto. Afinal, esse é um quesito muito importante no mercado de vendas para o governo.
Compra
Você mapeou o mercado, encontrou editais com os produtos que deseja comercializar, definiu o fornecedor e o prazo de entrega, concorreu ao edital e ganhou. E agora?
Agora, você aguarda receber o empenho do órgão para somente então, adquirir o produto do seu fornecedor. Mas o que é empenho? É como se fosse um cheque que garante sua venda ao órgão.
Lucro
Primeiro você entrega e depois você recebe. Por isso, fique atento aos prazos estipulados no edital e se organize junto ao fornecedor escolhido. Além disso, mantenha o seu SICAF atualizado. Isso é fundamental para que sua empresa consiga receber do órgão sem grandes dificuldades.
E agora a dica de ouro: crie relacionamentos. Seja com fornecedores ou com os gestores do órgão que você está fechando negócio, é muito importante que você estabeleça uma relação próxima. Afinal, networking é importante em qualquer mercado de atuação.