Muitas pessoas que planejam montar o próprio negócio optam por um caminho já conhecido e cômodo. Outras, no entanto, se tornam um ponto fora da curva e escolhem opções desafiadoras, porém, altamente lucrativas. Estamos falando do tradicional vs empresa que vende para o governo. Afinal, quais as diferenças entre elas, em qual delas é mais seguro e barato investir e qual dá mais resultado?
Tudo isso e muito mais você vai encontrar neste artigo. Por isso, caneta e papel na mão para não perder nenhum detalhe. Tenha todas as informações que precisa para tomar a melhor decisão para o seu futuro negócio.
Tradicional x empresa que vende para o governo: conheça as principais diferenças
Quando alguém decide abrir o próprio negócio, o primeiro passo é escolher o mercado de atuação e ter um planejamento estratégico e financeiro, certo? Bom, essa regra geralmente vale para as empresas tradicionais. Mas será que outras modalidades de negócio precisam pensar em grandes investimentos?
Bom, o tradicional você certamente já conhece. Então, nos dedicaremos a mostrar as principais diferenças das empresas que vendem para o governo em relação aos negócios tradicionais. Veja:
Empresa que vende para o governo não precisa de estoque
É isso mesmo. Diferente, por exemplo, de lojas que precisam de alto investimento em produtos para ofertar aos seus clientes, quem vende para o governo não tem essa preocupação. Isso porque, no nicho de compras públicas, os órgãos anunciam o que desejam comprar. Assim, você tem acesso aos editais e exigências, participa da disputa e, em caso de vitória, você aguarda o empenho do contrato (uma espécie de cheque que oficializa a transação), e aí sim você entra em contato com um fornecedor para comprar o produto em questão.
Quem vende para o governo não tem a necessidade de ter funcionários
Empresas tradicionais, sejam no ramo de produtos ou serviços, na maioria das vezes necessitam de mão de obra. Já empresa que vende para o governo não precisa investir em funcionários. Primeiro porque o cliente, no caso os órgãos públicos, já dizem, via edital, o que desejam comprar e quais condições para isso. Ou seja, você não precisa ficar oferecendo o seu produto. Basta encontrar editais que tenham a ver com o que você deseja comercializar e ter as técnicas certas para vencê-los e lucrar muito logo de cara. Saiba mais sobre o assunto.
Custo quase zero
Dê adeus aos gastos com aluguel, estoque, energia, água, funcionários e outra série de custos só para manter o seu negócio aberto. Vender para o governo lhe permite trabalhar de qualquer lugar, sem a necessidade de um espaço físico. Isso porque todos os trâmites são feitos de forma online. Comodidade sem pagar mais por isso.
Não precisa ter um ponto de venda
Abordamos um pouco sobre o assunto nos tópicos acima, mas vale reforçar: empresas que vendem para o governo não precisam de um ponto físico de venda.
Investimento zero em Marketing
Essa é uma grande diferença entre as empresas tradicionais e as que vendem para o governo. Afinal, a maioria dos negócios precisam anunciar e fazer propaganda dos seus produtos e serviços para realizar as suas vendas. Os órgãos públicos, porém, escolhem exatamente o que precisam comprar e anunciam para quem quer vender.
Previsibilidade
Negócios tradicionais não conseguem prever se os clientes vão comprar e quando vão comprar seus produtos e serviços. O mercado de compras públicas, no entanto, é cíclico. Isso significa que a maioria das compras são recorrentes. Logo, as chances de você participar de várias disputas ao mesmo tempo e vencer mais de um edital são muito grandes.
Agilidade nos processos
Montar uma empresa tradicional requer tempo e muitos detalhes. É preciso pensar no melhor ponto comercial, na composição do espaço, móveis, materiais de trabalho, organização de estoque etc. Agora, quando falamos em venda para órgãos públicos, você só precisa dos documentos exigidos por lei e boa vontade para pesquisar e vencer os melhores editais. Mas aí, você pode estar se perguntando: Mas o que eu vou vender? E nós te respondemos: o que o governo quiser comprar.
Preparado para vender para o governo?
Agora que você já sabe as diferenças entre as empresas tradicionais das que vendem para o governo, você está preparado para tomar a melhor decisão para o futuro do seu negócio. Acesse o maior portal de compras do governo e veja as inúmeras oportunidades para sua empresa.