Você sabe como deve ser feito todo o processo logístico de entregas quando falamos do mercado de vendas para o governo? Se sua resposta for não, leia esse conteúdo e descubra as respostas para as três maiores perguntas sobre o assunto. Afinal, como gerenciar a logística de entrega? Vamos te contar tudo ao longo deste artigo. Portanto, caneta e papel na mão!
Metodologia VCL aplicada no processo logístico de entrega
Você já ouviu falar sobre a metodologia VCL? Ela foi criada pelo especialista em licitações públicas, Rodolpho dos Anjos. Para quem está iniciando um negócio, aplicar o método VCL pode ajudar e muito no crescimento e faturamento da empresa. Mas o que significam as siglas VCL?
- V – A letra V vem de venda, significa como e onde acontece a venda.
- C – Já a letra C, de compra, significa o momento certo de comprar.
- L – E por fim, a letra L, de lucrar. Quando de fato você vai receber pelo produto ou serviço vendido..
Saiba mais sobre o método neste conteúdo exclusivo. Mas aí, você deve estar se perguntando “Afinal, o que esse método tem a ver em como gerenciar a logística de entrega?”. Absolutamente tudo! Mas, hoje, vamos focar na letra C, de compra. Veja a seguir.
Como gerenciar a logística de entrega partindo do “C”
Imagine que você encontrou o edital perfeito para sua empresa. Nele, o órgão público descreveu todos os detalhes de como essa compra deve ser feita, inclusive o prazo de entrega do produto ou serviço comprado.
Pois bem, é a partir desta exigência de datas que você deve calcular o tempo para a logística do que foi contratado. Portanto, ao prospectar fornecedores você deve levar muito em conta o prazo de entrega deles.
Além disso, questione se no valor final do produto já está embutido o frete. Ou seja, se ele é CIF ou FOB. Mas qual a diferença entre os dois? Veja, CIF é quando o frete já está incluso no valor do produto comprado. É o orçamento final repassado. Já o Fob é quando o próprio cliente paga pelo frete.
No CIF, além dos custos com o transporte, o vendedor fica responsável por eventuais riscos até a entrega da mercadoria ao destinatário. Diferente do FOB, em que a responsabilidade do vendedor termina quando as mercadorias são despachadas.
Portanto, antes de adquirir produtos de um fornecedor, considere todos os prazos envolvidos para que a mercadoria chegue ao endereço estabelecido pelo órgão na data prevista em edital.
Qual a melhor transportadora para entrega de produtos
Isso vai depender de variados aspectos. Dependendo do tamanho e do volume do produto em questão, talvez você não precise contratar um caminhão, por exemplo. Para produtos e espaços menores, o aproveitamento de carga pode ser uma boa opção.
Neste caso, você deve pesquisar os trajetos que se aproximam do destino que você precisa. Também vai depender da urgência. Já que é possível realizar o transporte aéreo.
A dica é que você sempre pesquise as grandes transportadoras, como: Jeolog , TNT Mercúrio, Braspress e Serrana. Os Correios também são uma ótima opção para produtos menores.
É recomendado entregar direto pelo Mercado Livre, Lojas Americanas e outras?
Absolutamente não. Afinal, a sua nota fiscal deve acompanhar a entrega do produto para evitar duas situações. Uma delas é que o valor cobrado pelo seu fornecedor é diferente do que você vai cobrar do órgão, certo? Imagine que situação desconfortável o órgão saber exatamente o valor a mais que ele está pagando pelo produto. Chato, né?
O segundo ponto é que o pagamento é feito com base nas informações da nota. Logo, se a nota que acompanhar a entrega não for a sua, o pagamento pode ser feito de forma equivocada para sua fornecedora. Então, evite uma dor de cabeça desnecessária.
O que é e como funciona a triangulação de nota?
De modo geral, a triangulação de nota é feita pela transportadora, com todo o recolhimento fiscal exigido. Isso acontece quando o produto que você adquiriu do seu fornecedor vai direto para o órgão sem passar pela sua empresa.
Neste caso, você envia a sua nota fiscal para a transportadora e ela manda junto com o produto que será entregue. A grande vantagem desta situação é a economia de tempo e custo. O entrave, porém, é que nem todas as transportadoras fazem essa triangulação.