Como funciona o SICAF: passo a passo

Em primeiro lugar, participar de licitações públicas é mais simples do que parece. Além de uma opção vantajosa e muito lucrativa, sua empresa tem a garantia de recebimento do valor e clareza nas informações. Tudo isso determinado pela lei federal de transparência. No entanto, para sua empresa ser habilitada para participar de pregões eletrônicos, é necessário se cadastrar no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), um registro gratuito dos fornecedores dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta, autárquica e fundacional. Por isso, nesse artigo vamos explicar como funciona o SICAF e como você faz o seu cadastro.

Passo a passo de como funciona o SICAF
O SICAF unifica todas as informações da empresa em um só sistema. Atualmente ele centraliza a documentação de quem participa de licitações públicas. Esse cadastro é importante para oferecer mais transparência, assim como agilidade ao processo. Para habilitar sua empresa você vai precisar:

  1. Acesse o COMPRASNET

    Uma das grandes vantagens é que tudo pode ser feito pela internet, pelo Portal de Compras Governamentais.

  2. Clique no SICAF 100% Digital

    Clique no banner “SICAF 100% Digital” ou desça a barra de rolagem até a opção “SICAF”. Qualquer um dos dois é igualmente válido.

  3. Busque a área de fornecedores

    Do mesmo modo, ao entrar na tela inicial escrito “Fornecedor”, entre na opção “Primeiro Acesso”.

  4. Entre no Portal Brasil Cidadão

    Nesse interim, você será direcionado ao portal Brasil Cidadão, onde terá que: Tirar o E-CPF de um dos sócios da empresa ou o E-CNPJ da empresa. Sugerimos a segunda opção, pois você já utiliza para a emissão de Notas Fiscais);

  5. Entre como fornecedor

    Após o cadastro no portal Brasil Cidadão, você terá de entrar novamente no portal de Compras Governamentais. Clique na opção “Fornecedor” e entre com o seu cadastro.

  6. Finalize o processo

    Na tela seguinte, clique na opção “Entrar com Brasil Cidadão” e, assim também, clique em “Entrar com Certificado Digital”.

homem cadastrando empresa no SICAF

Como cadastrar a empresa:

Assim que fizer o cadastro no SICAF, você terá de clicar na opção “Cadastro” e “Nível 1 Credenciamento”, é aí que você irá cadastrar de fato, imediatamente, sua empresa para participar de licitações públicas. Igualmente, informe o CNPJ e siga avançando nas opções, posteriormente.

Para esse cadastro, você vai precisar:

  • Registro comercial, no caso de empresa individual;
  • Contrato Social de acordo com o registro na Junta Comercial ou órgão equivalente (última alteração consolidada);
  • Estatuto Social registrado na Junta Comercial ou órgão equivalente;
  • Última Ata de eleição dos Administradores registrado na Junta Comercial ou órgão equivalente, no caso de sociedades por ações, se aplicável;
  • Prova de inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
  • Da mesma forma, precisará da Inscrição Estadual.

Próximos passos de como funciona o SICAF

Logo depois de fazer o cadastro no nível 1, você precisará de documentações para os níveis 2 e 3. Para acessar, clique aqui.

Portal de Compras Governamentais

Após entender como funciona o SICAF, é a hora de cadastrar sua empresa no maior portal de compras do governo, o Compras Governamentais. Clique aqui e acesse o link:

Saiba como participar de licitações públicas

Em síntese, além de entender como funciona o SICAF, é importante também saber como cadastrar sua empresa para participar de licitações públicas. Enfim, lembramos que você precisa se atentar a todos os passos para ter sucesso nas vendas para o governo. Clique aqui e veja como cadastrar sua empresa no Portal de Compras governamentais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Como descobrir licitações?

Se você quer expandir seu negócio e aproveitar as oportunidades que o governo oferece, descobrir licitações é o primeiro passo. Anualmente, o governo brasileiro gasta

Leia mais »
plugins premium WordPress