Em primeiro lugar, participar de licitações públicas é mais simples do que parece. Além de uma opção vantajosa e muito lucrativa, sua empresa tem a garantia de recebimento do valor e clareza nas informações. Tudo isso determinado pela lei federal de transparência. No entanto, para sua empresa ser habilitada para participar de pregões eletrônicos, é necessário se cadastrar no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), um registro gratuito dos fornecedores dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta, autárquica e fundacional. Por isso, nesse artigo vamos explicar como funciona o SICAF e como você faz o seu cadastro.
Passo a passo de como funciona o SICAF
O SICAF unifica todas as informações da empresa em um só sistema. Atualmente ele centraliza a documentação de quem participa de licitações públicas. Esse cadastro é importante para oferecer mais transparência, assim como agilidade ao processo. Para habilitar sua empresa você vai precisar:
- Acesse o COMPRASNET
Uma das grandes vantagens é que tudo pode ser feito pela internet, pelo Portal de Compras Governamentais.
- Clique no SICAF 100% Digital
Clique no banner “SICAF 100% Digital” ou desça a barra de rolagem até a opção “SICAF”. Qualquer um dos dois é igualmente válido.
- Busque a área de fornecedores
Do mesmo modo, ao entrar na tela inicial escrito “Fornecedor”, entre na opção “Primeiro Acesso”.
- Entre no Portal Brasil Cidadão
Nesse interim, você será direcionado ao portal Brasil Cidadão, onde terá que: Tirar o E-CPF de um dos sócios da empresa ou o E-CNPJ da empresa. Sugerimos a segunda opção, pois você já utiliza para a emissão de Notas Fiscais);
- Entre como fornecedor
Após o cadastro no portal Brasil Cidadão, você terá de entrar novamente no portal de Compras Governamentais. Clique na opção “Fornecedor” e entre com o seu cadastro.
- Finalize o processo
Na tela seguinte, clique na opção “Entrar com Brasil Cidadão” e, assim também, clique em “Entrar com Certificado Digital”.
Como cadastrar a empresa:
Assim que fizer o cadastro no SICAF, você terá de clicar na opção “Cadastro” e “Nível 1 Credenciamento”, é aí que você irá cadastrar de fato, imediatamente, sua empresa para participar de licitações públicas. Igualmente, informe o CNPJ e siga avançando nas opções, posteriormente.
Para esse cadastro, você vai precisar:
- Registro comercial, no caso de empresa individual;
- Contrato Social de acordo com o registro na Junta Comercial ou órgão equivalente (última alteração consolidada);
- Estatuto Social registrado na Junta Comercial ou órgão equivalente;
- Última Ata de eleição dos Administradores registrado na Junta Comercial ou órgão equivalente, no caso de sociedades por ações, se aplicável;
- Prova de inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
- Da mesma forma, precisará da Inscrição Estadual.
Próximos passos de como funciona o SICAF
Logo depois de fazer o cadastro no nível 1, você precisará de documentações para os níveis 2 e 3. Para acessar, clique aqui.
Portal de Compras Governamentais
Após entender como funciona o SICAF, é a hora de cadastrar sua empresa no maior portal de compras do governo, o Compras Governamentais. Clique aqui e acesse o link:
Saiba como participar de licitações públicas
Em síntese, além de entender como funciona o SICAF, é importante também saber como cadastrar sua empresa para participar de licitações públicas. Enfim, lembramos que você precisa se atentar a todos os passos para ter sucesso nas vendas para o governo. Clique aqui e veja como cadastrar sua empresa no Portal de Compras governamentais.