11 vantagens de vender para o governo; conheça e se surpreenda

Você sabia que a administração pública como um todo gasta, anualmente, R$100 bilhões comprando produtos e serviços através das licitações públicas? Pois é. O governo, hoje, é um dos maiores clientes que uma empresa pode ter e quem ainda não tem, está deixando grandes oportunidades na mesa. Mas se você está entrando agora neste mercado e, de repente, ainda pode ter dúvidas se ele de fato é vantajoso, não se preocupe. Neste conteúdo, vamos te mostrar 11 vantagens de vender para o governo. E acredite: a décima primeira vantagem vai te surpreender. Preparado? Então, boa leitura!

Vantagens de vender para o governo: Mas afinal, quem é o governo e como ele realiza compras?

Quando falamos aqui que o governo é o maior cliente que uma empresa pode ter, não estamos exagerando. Mas antes de entrarmos no tema principal deste artigo, é importante ficar claro para você quem é o “governo”. Pois bem, quando falamos em vantagens de vender para o governo, estamos falando de todo órgão público, como por exemplo, hospitais, escolas, repartições públicas, postos de segurança, entre outros. 

Ora, todos esses exemplos citados são órgãos públicos que carecem de insumos para manter a máquina em pleno funcionamento. Para isso, é necessário realizar compras de materiais e itens que garantam esse bom funcionamento. Todas as necessidades de compra, no entanto, devem passar por um processo licitatório. Isto é, quando o orgão divulga, via editais, quais itens precisa comprar e abre a possibilidade para que várias empresas participem da disputa. 

Entendeu agora quem é o governo e como ele compra? Então, vamos agora às 11 vantagens de ter o governo como cliente.

Segredo revelado: conheças as 11 vantagens de vender para o governo

1- Qualquer empresa ou pessoa pode vender para o governo

É isso mesmo. A primeira grande vantagem neste mercado é que qualquer pessoa pode ter o governo como cliente. Ou seja, não importa o tamanho da sua empresa, se você é MEI, ME, Epp, Eireli ou qualquer outra modalidade. A verdade é que não existem barreiras para esta atuação. Inclusive, se você for pessoa física, isto é, um profissional autônomo, você também pode vender para o governo e faturar alto. 

2- Você não precisa ter estoque para vender para o governo

É verdade. Você não precisa ter o produto para iniciar neste mercado. Isso porque, o governo te dá um prazo para você entregar o produto ou prestar o serviço. Assim, você aguarda receber o empenho do órgão para então comprar o produto de um fornecedor e fazer a entrega. Simples, né? Aqui, explicamos em detalhes como isso funciona.

3- Você pode vender produtos ou serviços

O governo compra os mais variados produtos, mas também necessita de serviços. Portanto, se você tem uma empresa que presta serviço de qualquer natureza, você pode e deve ter o governo como cliente. 

4- Não é preciso investir em marketing

Sabe por quê? Porque o governo anuncia o que ele quer comprar. Exatamente. Você não precisa pagar para aparecer em redes sociais ou folders. Basta que você venda exatamente o que o governo precisa comprar e o que ele está anunciando nos editais. E mais! Neste mercado não existem limites geográficos. Assim, se você estiver em São Paulo, mas quer vender para um órgão do Pará, você tem essa possibilidade. Afinal, todo o processo licitatório é feito de forma online. 

5- Você não precisa fazer nenhum investimento inicial

Basta que você tenha um computador com acesso a internet para que você possa vender para o governo. Simples assim. Isso porque, como dissemos acima, você não precisa ter o produto, logo, não precisará ter um espaço físico, nem funcionários, nem investimento em marketing. Então, você não precisará de um investimento prévio. Saiba mais

6- Para vender para o governo, você não precisa ter empresa

“Como assim não preciso ter uma empresa?”. É natural que você possa se espantar com essa afirmação, mas vamos te explicar: Hoje, existem 19 milhões de empresas no país, mas somente 200 mil vendem para o governo. Isso significa que muitos empresários nem sabem da possibilidade de vender por meio de licitações públicas. É aí que entra o assessor de licitação. O profissional que vai prestar serviço para essas empresas vendendo o seu conhecimento e fazendo com elas ganhem contratos. Deste modo, você pode atuar dentro dessas empresas como funcionário ou como autônomo. 

7- Você pode vender em qualquer lugar do Brasil

Não existe limite geográfico, como adiantamos acima. Como todo processo licitatório é feito de forma online, você pode trabalhar em qualquer lugar, vendendo também para qualquer lugar. 

8- O governo te empresta dinheiro

Sim, é verdade. Além do governo te pagar, ele ainda te empresta dinheiro para você investir no seu negócio. Essa iniciativa se chama Antecipagov, uma forma do governo antecipar até 70% do contrato ganho para você ter recurso para comprar o produto ou serviço. 

9- O processo é totalmente transparente e seguro

Sim, é verdade. Além disso, você consegue acompanhar cada etapa do processo porque ele é totalmente eletrônico. 

10- é o mercado que desconhece a palavra crise

Não é exagero. O mercado de vendas para o governo é o único que continua funcionando bem mesmo diante de crises. Isso porque, o governo não pode deixar de comprar, já que precisa cumprir seu propósito de manter a máquina pública em pleno funcionamento. Sendo assim, sempre haverá licitação para você participar, ganhar e faturar alto.

11- Você pode começar agora

Se você curtiu as vantagens que mencionamos acima, esta última vai te fazer tomar sua decisão e, finalmente, entrar no mercado de vendas para o governo. Afinal, você pode começar agora. Basta você se inscrever nos portais e começar a participar dos pregões. Quer entender como? A gente te conta tudo aqui.

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