Como vender para o governo sem ter estoque

Você sabia que para vender para o governo você não precisa ter estoque do produto? Pois é, esta é a realidade desse mercado. E se você quer saber como isso funciona, leia esse conteúdo até o final. Nele, você vai aprender o passo a passo de como vender sem ter estoque e faturar muito com o seu negócio. Preparado? Então, boa leitura!

Vendas para o governo: o mercado diferente do tradicional

Quando falamos em vendas para o governo, é preciso ter em mente que este é um mercado completamente diferente do tradicional. Em primeiro lugar, ele é diferente porque o governo anuncia o que ele quer comprar. Ou seja, você não precisa fazer marketing e oferecer o seu produto. O próprio órgão público vai te dar todas as informações sobre o serviço ou produto que ele precisa adquirir. Saiba mais.

Cabe a você, portanto, identificar as melhores oportunidades e colocar em prática as técnicas e estratégias certas para vencer a disputa. 

Em segundo lugar, ele se diferencia do tradicional porque você não precisa manter um estoque do produto. “Mas como assim?”, você deve estar se perguntando. Ora, você só vai adquirir o produto de um fornecedor quando você já tiver vencido o contrato e quando o empenho – uma espécie de cheque que o governo emite –  já tiver sido pago. Continue a leitura, que vamos te dar um exemplo mais a frente.

Mas afinal, como vender sem ter estoque?

Imagine que você tenha uma empresa que comercialize telefone celular. Pois bem, no mercado tradicional você precisaria alugar ou comprar um espaço para montar a sua loja, ter um estoque significativo do produto, ter funcionários para atender seu cliente, investir em marketing para atrair a clientela, entre outros custos fixos de qualquer negócio.

Agora, se você vende para o governo, você só precisa de um computador com acesso à Internet. Exatamente. Isso porque, todo o processo é feito de forma totalmente online. 

Então, quando você participa de alguma licitação pública e vence o contrato, o governo te dá um prazo para você entregar o produto. Por exemplo, se algum órgão público anuncia a compra de celular, no edital ele também vai informar quando ele quer que esse celular seja entregue, se dentro de 15, 20 ou 30 dias. 

Isso significa que nesse mercado a primeira coisa que você vai fazer é a venda. A entrega disso é o segundo ponto. A verdade é que o grande segredo disso tudo é você casar o prazo de entrega do órgão, com o prazo que o seu fornecedor consegue produzir e te entregar. 

Vendendo para o governo na prática

Vamos voltar ao exemplo do celular. Como dissemos acima, a grande sacada é que o tempo de entrega do seu fornecedor seja menor que o prazo determinado para entrega ao órgão. Assim, ao participar de uma disputa de venda de celulares, você deve contatar um fornecedor para saber em quanto tempo ele pode te entregar. Vamos supor que o órgão pediu 30 dias para a entrega do produto após o pagamento do empenho e o seu fornecedor consegue te entregar em 10, essa é a fórmula perfeita para você entregar no prazo para o órgão.

Como encontrar o melhor fornecedor

Está, sem dúvida, também é uma grande sacada desse mercado. Ora, se você tem dificuldades de encontrar bons fornecedores, basta pesquisar o histórico de compra do órgão. Ou seja, em algum momento ele já adquiriu o produto que ele está anunciando. 

Então, faça uma boa pesquisa para descobrir os fabricantes dos itens que já foram comprados. Não precisa inventar a roda, a informação estará sempre ao seu alcance. Para fazer essa pesquisa, basta acessar o próprio portal em que o edital foi publicado. 

Para facilitar essa busca, você também pode contar com o Siga Pregão, um software que reúne todas as informações que você precisa em um só lugar. 

Entendeu como vender sem ter estoque? Se você quiser aprender mais sobre o assunto e ter mais dicas, basta navegar pelo nosso Blog. 

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