Diferenças entre licitação para produtos e para serviços

Você sabia que todos os anos o governo gasta mais de R$ 100 bilhões de reais comprando todos os tipos de produtos e contratando todos os tipos de serviços que ele precisa para manter a máquina pública em pleno funcionamento? E mais! Você sabia que você poderia estar vendendo os seus produtos ou serviços para o governo e faturando alto? Mas, afinal, quais as diferenças entre licitação para produtos e para serviços? Você quer saber a resposta para esta e outras perguntas, além de dicas sobre o mercado mais promissor que existe? 

Então, leia esse artigo até o final e depois conta pra gente nos comentários o que você achou! 

Você, com a sua empresa, pode ter o governo como cliente

Imagine um hospital público, com ambulâncias, macas, itens de primeiros socorros, medicamentos, aparelhos médicos etc. Imaginou? Para que toda essa estrutura funcione, o governo precisou adquirir esses produtos de diferentes empresas por meio dos processos de licitação. 

Mais do que todos esses itens, o governo também precisou adquirir serviços de construção civil, de segurança, limpeza, entre outros. Ou seja, você pode vender para órgãos públicos seus produtos, mas também os seus serviços. Afinal, o governo compra de tudo. 

Mas quais são as diferenças entre licitação para produtos e para serviços

A maior dúvida de quem começa a vender para o governo é o que vender. Isto é, é mais vantajoso vender produtos ou serviços? Você também tem essa dúvida? Então, acompanhe as próximas linhas para entender. 

Vantagem e desvantagem de vender produto

A verdade é que seja produto ou serviço, ambos terão suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, quando a gente pensa em produto, a grande vantagem é que sua empresa pode vender para o Brasil inteiro. Isso porque, o processo de compra do governo é feito totalmente online. Ou seja, de onde você estiver, você com certeza vai poder vender para o governo. 

O que você precisa fazer é: estudar o edital, prospectar um fornecedor que consiga entregar esse produto dentro do prazo estipulado na licitação, fazer uma boa composição de preço e participar da disputa. Portanto, esta é a principal vantagem para quem opta por vender produtos para órgãos públicos.

E o mais importante de tudo isso é o fato de você não precisar de estoque. Entenda.

Porém, vender produtos tem sua desvantagem. O problema é a duração da contratação. Isso porque, na maioria das vezes, o governo lança editais na modalidade Registro de Preço, que dura apenas 2 anos. 

Vantagem e desvantagem de vender serviço

A grande vantagem para quem decide vender serviços para o governo é o maior prazo de duração do contrato. Inclusive, a nova lei de licitações prevê duração de até 10 anos de um contrato. Vejamos na prática: imagine você vencendo um contrato anual de R$ 1 milhão e tendo a possibilidade de renovar esse contrato por mais 10 anos. Imaginou? Pois é, esta é a grande vantagem de vender produtos para os órgãos públicos. 

E claro, a principal desvantagem é não conseguir vender para todo o Brasil. Afinal, serviços tem justamente a característica de trabalhar com pessoas, ou seja, se você quiser vender para o país inteiro você teria que ter muita mão de obra. 

E aí, curtiu esse conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Então, dê um play no vídeo. Nele, Rodolpho dos Anjos, especialista em licitações públicas, explica em detalhes as vantagens e desvantagens de se vender produtos e serviços para o governo. 

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