Você sabia que para vender para o governo, ter um ótimo faturamento, você não precisa ter um estoque do produto? Quer saber como isso é possível, o que você precisa fazer para alcançar esse faturamento vendendo para o maior comprador do País? Então, esse artigo foi feito para você. Se você está se perguntando “Por que não preciso ter estoque para vender para o governo”?, leia esse conteúdo até o final para descobrir a pergunta para essa e outras perguntas.
A diferença entre os mercados
Quando falamos no mercado de vendas para o governo, é preciso ter em mente que ele é totalmente diferente do mercado tradicional. Entenda melhor aqui.
Isso porque, o governo anuncia o que ele quer comprar. Isto é: por meio dos editais de licitações, os órgãos públicos divulgam quais são os serviços e produtos que eles precisam adquirir. Mais do que anunciar o produto, o edital, divulgado em portais como o do governo federal, por exemplo, traz mais informações. Ele indica todas as especificações que o produto precisa ter.
Imagine o cenário a seguir: um quartel necessita adquirir capacetes para sua tropa. Então, no edital que será aberto para a aquisição do produto, deverá conter quais características esse capacete precisa ter, como modelo, cor, tamanhos, entre outras.
É exatamente este ponto que diferencia o mercado de vendas para o governo do mercado tradicional. Enquanto em um é preciso investir forte em um espaço físico, estoque, funcionários e marketing, no outro, basta que você tenha um computador conectado à internet.
Se eu não preciso ter estoque para vender para o governo, por onde devo começar?
Se sua empresa for mais madura, consolidada no mercado, a orientação é que você comece no mercado de vendas para o governo participando dos pregões eletrônicos. Agora, se você abriu recentemente uma empresa, um MEI talvez, o ideal é começar pelas dispensas eletrônicas. Isso porque, as dispensas partem do princípio de um processo licitatório mais desburocratizado. Ou seja, as exigências de documentação feitas nos casos de pregões não são as mesmas feitas nas dispensas.
Além disso, é uma excelente oportunidade para começar a ter um capital de giro e reunir atestados de capacidade técnica, que podem ser exigidos em outras modalidades de licitações.
Aplique o método VCL
Para quem está iniciando um negócio, aplicar o método VCL pode ajudar e muito sua empresa a crescer e faturar. Mas o que significam as siglas VCL? Venda, compra e lucro. Vamos ver:
Venda
A dica de ouro neste tópico é: conheça as marcas dos produtos que já vêm sendo adquiridas pelo governo e busque esses fornecedores.
Para saber quem são eles, basta acessar Pesquisa Textual – Editais e pesquisar o histórico dos editais do produto que você deseja comercializar. Você também pode fazer essa pesquisa de forma mais rápida e dinâmica com o Siga Pregão. Saiba como.
Compra
Você mapeou o mercado, encontrou editais com os produtos que deseja comercializar, definiu o fornecedor e o prazo de entrega, concorreu ao edital e ganhou. E agora?
Agora, você aguarda receber o empenho do órgão para somente então, adquirir o produto do seu fornecedor. Mas o que é empenho? É como se fosse um cheque que garante sua venda ao órgão.
Lucro
Primeiro você entrega e depois você recebe. Por isso, fique atento aos prazos estipulados no edital e se organize junto ao fornecedor escolhido.
Por que não preciso ter estoque para vender para o governo? Agora você já sabe a resposta e está pronto para faturar muito com licitações públicas. Mas se deseja se aprofundar ainda mais no assunto, clique aqui.