Como encontrar fornecedores para vender para o governo?

Existem diferentes formas de se prospectar fornecedores para atuar em um negócio. Mas como encontrar fornecedores para vender para o governo? Será que neste mercado existe maneira certa ou errada? É disso que se trata esse artigo e o vídeo a seguir. Em ambos os conteúdos, Rodolpho dos Anjos ensina a forma que ele encontrou de prospectar fornecedores com eficiência. Vamos ver?

Como encontrar fornecedores? Descubra o que não fazer

Imagine que você encontrou uma dispensa eletrônica que faz sentido para você e para o seu negócio e você resolve participar. O objeto do contrato: televisores. Muito bem, você tem uma oportunidade e precisa se preparar para ela. 

Agora, você sabe o que a maioria das empresas fazem? Elas simplesmente vão a uma página de busca na internet e pesquisam pelo nome do produto, neste caso, televisores. Assim, diferentes marcas e fornecedores aparecem como resultado, mas será que esse é de fato o jeito certo de fazer? 

Ora, você concorda que pesquisando desta forma você não consegue saber qual é a melhor marca, qual atende as necessidades estipuladas no edital e qual pode ter maior aceitação pelo órgão que está demandando a compra? Pois bem, agora vamos te propor um outro exercício.

O jeito certo é mais simples do que parece

Você sabe que o mercado de vendas para o governo é cíclico, certo? Mas o que isso significa na prática? Bom, imagine um quartel e os soldados que integram uma corporação. Para manter tudo funcionando, é necessário que esse órgão disponha de vestuário, capacetes, botas, roupas de cama e banho, itens de higiene e alimentos com certa frequência. 

Afinal, são itens que possuem tempo de vida útil, por isso, precisam ser repostos de tempos em tempos. É isso que faz dos pregões e dispensas eletrônicas serem cíclicas. 

Com isso em mente, temos um novo cenário: se as compras são cíclicas, é natural que haja um histórico do que foi adquirido antes, em outras licitações. É neste ponto que queríamos chegar.

Ora, se você faz uma análise de mercado, observando os produtos que aquele órgão já comprou, você concorda que isso facilita, e muito, a sua busca por fornecedores que tenham exatamente o item que você precisa?

Então, a dica de ouro é: a melhor marca ou o melhor produto para você vender para o governo é o que ele já comprou outras vezes. Esse é o caminho mais assertivo para encontrar um bom fornecedor e firmar uma parceria de sucesso. 

Ah e para facilitar a sua busca com a pesquisa de mercado existe o Siga Pregão, uma ferramenta capaz de reunir, segmentar e filtrar todas as informações que você precisa de forma rápida e dinâmica. 

Quer saber o passo a passo para fazer essa pesquisa? Basta dar um play no vídeo!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest