Você sabe como ter uma visão 360° do mercado em que você atua ou pretende atuar quando o assunto é vendas para o governo? Veja, um estudo aprofundado sobre o tema vai te preparar de forma efetiva para participar das licitações e te proporcionar grandes resultados. Mas, para isso, é realmente importante que você aprenda como fazer análise de mercado, e você pode fazer isso de forma facilitada, utilizando o Siga Pregão.
Neste conteúdo, você vai aprender em detalhes como fazer um estudo aprofundado do mercado para que você fique por dentro dos órgãos, itens e possíveis concorrentes. Curtiu? Então, boa leitura!
Passo a passo de como fazer análise de mercado no Siga Pregão
No software Siga Pregão, vá em Análise no menu e, logo abaixo, análise de dados. Então, você escolhe a opção que deseja pesquisar, se pregão eletrônico ou dispensa eletrônica. Entenda as diferenças aqui.
Ao escolher, entre uma e outra, novas opções aparecerão, como: Análise geral, análise por período, empresas, produtos e serviços, baixa participação, órgãos e descrição.
Em cada uma delas você tem a possibilidade de refinar sua pesquisa de forma unificada. Isso porque, o Siga Pregão reúne todas as informações e organiza para que sua pesquisa seja mais efetiva.
Análise Geral
Na opção Análise Geral, você consegue ver todos os pregões, itens e valores homologados. Inclusive, é possível filtrar por estado, assim, você tem uma visão geral de quais mais movimentam recursos, por exemplo. Além disso, você também pode ordenar por quantidade de pregões e de itens para saber quais órgãos mais compram e o volume de compras.
Análise por período
Em análise por período, você pode fazer a mesma pesquisa que em análise geral, mas pelo período que você deseja, se dentro de três meses, seis ou um ano, por exemplo.
Análise de Empresas
Nesta opção, você também pode filtrar por período, se assim você desejar, mas principalmente por nome ou CNPJ de empresas. Deste modo, você vai conseguir saber quais empresas mais venderam para o governo no período que você escolher.
Produtos e serviços
Em produtos e serviços você analisa quais produtos são os mais comprados pelos órgãos. Assim, você consegue ter uma visão do mercado que você já atua e outros em potencial. Você também pode filtrar essas informações por estado, período etc.
Baixa participação
Aqui, você encontra as licitações com os chamados itens desertos, quando não há empresas disputando. Também têm as opções de filtro com uma empresa participando, duas e até três empresas. Aqui, é o famoso oceano azul, onde há muita demanda e pouca concorrência.
Órgãos
Em órgãos você também consegue pesquisar por período e, assim, ter dados completos sobre os órgãos que mais compram em determinado período. Inclusive, esse é um bom caminho para quem deseja se especializar em determinado órgão e participar de licitações específicas.
Descrição
Nesta opção, você consegue filtrar sua pesquisa como se fossem palavras-chave para encontrar licitações específicas.
E aí, curtiu as dicas? Agora, você já sabe como fazer análise de mercado no Siga Pregão. Mas você pode ver tudo isso em detalhes dando play no vídeo!