Como funciona uma cotação eletrônica

Você tem ideia de como funciona uma cotação eletrônica na prática? Não? Veja, as cotações eletrônicas são uma modalidade de licitação muito vantajosa, principalmente para quem está começando a atuar com vendas para o governo. Quer entender melhor como ela funciona? Então, continue a leitura. 

Cotação x pregão eletrônico: quais são as diferenças?

Antes de aprender como funciona uma cotação eletrônica você precisa saber as diferenças entre cotação e pregão eletrônico. Isso é importante porque são duas modalidades de licitações muito diferentes. Vamos entender melhor?

Bom, a primeira grande diferença entre cotação eletrônica e os pregões está no valor e na urgência do processo.

Veja, numa cotação eletrônica, o valor máximo que pode ser gasto em produtos, como materiais de escritório, de higiene e equipamentos diversos é de R$50 mil. Para serviços, como engenharia e obras, o valor sobe para R$100 mil. Portanto, existe uma limitação de valor.

Diferente da cotação eletrônica, o pregão eletrônico não tem valor definido. Existem pregões, por exemplo, de R$5 mil, R$10 mil, R$100 mil, R$500 mil e por aí vai. 

Outra grande diferença entre cotação e pregão eletrônico está na desburocratização de um e burocratização de outro.

Ora, por se tratar de uma compra urgente, a cotação eletrônica, possui menos exigências de documentação que o pregão. Ou seja, o processo se torna muito mais rápido e desburocratizado.

Passo a passo de como funciona uma cotação eletrônica

Agora que você já sabe as diferenças entre cotação e pregão eletrônico, vamos te mostrar o passo a passo de como funciona uma cotação eletrônica e o que você precisa fazer para ter sucesso neste mercado.

Primeiro passo

O primeiro passo é focar suas atenções no edital. Nele, vão estar todas as características do item ou serviço que o órgão quer comprar. Então, a partir dessas informações você vai contatar fornecedores indicando a eles exatamente o que você precisa. 

Lembre-se, essa etapa, ainda que simples, é uma das mais importantes. Isso porque, muitas empresas já perderam contratos milionários porque o item que elas cadastraram na proposta não estava em conformidade com o que constava no edital.

Portanto, dê muita atenção a essa parte do processo, ok? Só considere fornecedores que vão atender na íntegra tudo o que você precisa em relação ao produto. 

Segundo passo

Se você encontrou o fornecedor ideal, que possui o produto com todas as especificações que você precisa, o segundo passo é saber o valor que ele cobra pelo item para que você consiga fazer a sua composição de preço. Não se esqueça de considerar também o frete, ok?

Terceiro passo

Agora, você simplesmente cadastra a sua proposta na cotação. Quando você vencer o contrato, você deve aguardar o empenho que será feito pelo órgão. Esse empenho é como se fosse um cheque que o governo te dá como garantia do pagamento.

É somente neste momento que você deve comprar o produto do seu fornecedor. 

Uma dica de outro: busque vender produtos de cauda longa. Isto é, itens mais específicos. Isso porque, geralmente, licitações assim são menos concorridas. 

E aí, curtiu as dicas? No vídeo abaixo, Rodolpho dos Anjos dá ainda mais detalhes sobre cotações eletrônicas. Dê o play pra saber mais!

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