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Início » Como funciona uma cotação eletrônica

Como funciona uma cotação eletrônica

  • Rodolpho dos Anjos por Rodolpho dos Anjos
  • 29/11/2021
  • 09:36

Você tem ideia de como funciona uma cotação eletrônica na prática? Não? Veja, as cotações eletrônicas são uma modalidade de licitação muito vantajosa, principalmente para quem está começando a atuar com vendas para o governo. Quer entender melhor como ela funciona? Então, continue a leitura. 

Cotação x pregão eletrônico: quais são as diferenças?

Antes de aprender como funciona uma cotação eletrônica você precisa saber as diferenças entre cotação e pregão eletrônico. Isso é importante porque são duas modalidades de licitações muito diferentes. Vamos entender melhor?

Bom, a primeira grande diferença entre cotação eletrônica e os pregões está no valor e na urgência do processo.

Veja, numa cotação eletrônica, o valor máximo que pode ser gasto em produtos, como materiais de escritório, de higiene e equipamentos diversos é de R$50 mil. Para serviços, como engenharia e obras, o valor sobe para R$100 mil. Portanto, existe uma limitação de valor.

Diferente da cotação eletrônica, o pregão eletrônico não tem valor definido. Existem pregões, por exemplo, de R$5 mil, R$10 mil, R$100 mil, R$500 mil e por aí vai. 

Outra grande diferença entre cotação e pregão eletrônico está na desburocratização de um e burocratização de outro.

Ora, por se tratar de uma compra urgente, a cotação eletrônica, possui menos exigências de documentação que o pregão. Ou seja, o processo se torna muito mais rápido e desburocratizado.

Passo a passo de como funciona uma cotação eletrônica

Agora que você já sabe as diferenças entre cotação e pregão eletrônico, vamos te mostrar o passo a passo de como funciona uma cotação eletrônica e o que você precisa fazer para ter sucesso neste mercado.

Primeiro passo

O primeiro passo é focar suas atenções no edital. Nele, vão estar todas as características do item ou serviço que o órgão quer comprar. Então, a partir dessas informações você vai contatar fornecedores indicando a eles exatamente o que você precisa. 

Lembre-se, essa etapa, ainda que simples, é uma das mais importantes. Isso porque, muitas empresas já perderam contratos milionários porque o item que elas cadastraram na proposta não estava em conformidade com o que constava no edital.

Portanto, dê muita atenção a essa parte do processo, ok? Só considere fornecedores que vão atender na íntegra tudo o que você precisa em relação ao produto. 

Segundo passo

Se você encontrou o fornecedor ideal, que possui o produto com todas as especificações que você precisa, o segundo passo é saber o valor que ele cobra pelo item para que você consiga fazer a sua composição de preço. Não se esqueça de considerar também o frete, ok?

Terceiro passo

Agora, você simplesmente cadastra a sua proposta na cotação. Quando você vencer o contrato, você deve aguardar o empenho que será feito pelo órgão. Esse empenho é como se fosse um cheque que o governo te dá como garantia do pagamento.

É somente neste momento que você deve comprar o produto do seu fornecedor. 

Uma dica de outro: busque vender produtos de cauda longa. Isto é, itens mais específicos. Isso porque, geralmente, licitações assim são menos concorridas. 

E aí, curtiu as dicas? No vídeo abaixo, Rodolpho dos Anjos dá ainda mais detalhes sobre cotações eletrônicas. Dê o play pra saber mais!

  • cotação, cotação eletrônica, pregão eletrônico
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