Como ganhar uma licitação pública sem ter o menor preço

Será que é possível ganhar uma licitação sem ter o menor preço? Bom, saiba que o segredo para estar sempre no topo das concorrências públicas não é o preço mais baixo, e sim a melhor estratégia. Esse é o caminho trilhado pelas empresas que faturam alto no mercado de vendas para o governo. Mas e você, quer saber como ser o líder no segmento que atua sem precisar colocar o preço lá embaixo? Então, leia esse artigo até o final e tenha os melhores resultados para a sua empresa.

Menor preço é o caminho que você não deve seguir

É muito comum empresas que estão começando no mercado de licitações públicas oferecerem o menor preço para tentar ganhar dos concorrentes. No entanto, essa forma de concorrer não é uma boa estratégia, pois além de correr o risco de ser desclassificado mesmo com o menor preço, você ainda pode sair no prejuízo e perder tempo e dinheiro, que são muito preciosos quando se fala em vendas para o governo. Para te ajudar a alavancar suas vendas e sua empresa ganhar licitações sem ter o menor preço, vamos te dar algumas dicas muito importantes.

Venda exatamente o que o governo quer comprar

Pode até parecer óbvio, mas muitas empresas são desclassificadas por oferecer um produto com descrições acima do pedido pelo órgão, o que pode elevar o preço e ficar acima do máximo estipulado. Além disso, o que também pode comprometer sua participação na concorrência é um produto com qualidade abaixo do esperado, justamente por conta do preço ser menor para tentar ganhar a licitação. Para não correr o risco de ser desclassificado, leia o edital com atenção, destaque a descrição exata do que o órgão precisa, pesquise no mercado, veja em licitações quais foram as marcas desse produto compradas anteriormente nos pregões e não ofereça nem mais, nem menos do que está sendo pedido, certo? Para ter acesso aos pregões eletrônicos e licitações abertas, acesse o Portal de Compras do Governo Federal e tenha todas as informações.

Menor preço? Fuja dessa cilada

O segundo ponto de extrema importância para você ganhar uma concorrência pública logo de primeira é: faça uma composição de preço adequada e ajustada à sua realidade e, principalmente, ao seu objetivo. Como dissemos acima, não adianta ter o preço mais baixo. Na verdade, é preciso colocar todos os custos na ponta do lápis para não ficar no prejuízo, como custo do frete, imposto e lucro. Muitas empresas aventureiras jogam o jogo do menor preço e não o da sabedoria, portanto, é essencial calcular e entender como esse mercado funciona.

Estude o mercado

Vender um produto para o governo não é simplesmente pesquisar e oferecer a primeira marca que aparece. Pelo contrário, é preciso estudar o mercado de ponta a ponta para entender como funciona a dinâmica das licitações públicas.

Empresas que estão se destacando no segmento, sem necessariamente ter o menor preço, se posicionam de forma estratégica, estudando o mercado, olhando os concorrentes, buscando fornecedores para oferecer exatamente o que o órgão quer comprar. Por isso, pesquise os preços médios ofertados e marcas adquiridas anteriormente.

Existem fornecedores que oferecem produtos exclusivamente para empresas que vendem para o governo. Se você não vende um produto, mas sim presta algum serviço, a regra é a mesma: pesquise, analise, veja quais são os concorrentes e o principal: não jogue seu preço lá embaixo, pois isso desvaloriza sua empresa no segmento de licitações públicas. 

Existem duas formas de você fazer essa pesquisa aprofundada, manualmente, ou por meio da plataforma Siga Pregão, que em poucos minutos te dá todas as informações que você precisa para você concorrer de forma estratégica, aumentando suas chances de ser o vencedor. 

Já se você quer se tornar um expert e entrar para o time das empresas que mais ganham licitações no Brasil, o Licitante Extremo ajuda você a chegar lá com as melhores técnicas do mercado. Você terá aulas com Rodolpho dos Anjos, especialista em concorrências públicas, e que também atua como consultor de empresas em todo o país. 

Agora que você já sabe os três principais pilares para ganhar uma licitação pública, é só colocar em prática e ter excelentes vendas.

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