Vender para o governo: saiba como começar

Participar de licitações públicas e vender para o governo é mais simples do que parece. Antes de mais nada, é uma opção vantajosa e muito lucrativa, na qual sua empresa tem a garantia de recebimento do valor e clareza nas informações. Tudo isso determinado pela lei federal de transparência. 

Você também pode acompanhar todo o processo online, obter informações sobre os concorrentes e saber se eles estão dentro das qualificações exigidas em edital. 

A verdade é que essa modalidade de negócio é bem simples e intuitiva. Você só precisa entender o caminho das pedras, e é isso que vamos explicar nesse artigo. Vamos lá?

Conheça as modalidades de licitações

Primeiramente, é preciso destacar que há diversos procedimentos previstos na legislação para o processo de licitação pública. Para isso, fizemos um resumo.

Concorrência: é uma modalidade específica para contratos de grande valor, como obras, por exemplo. A divulgação é feita por órgãos oficiais e pela imprensa e as empresas são convocadas com o mínimo de 30 dias de antecedência.

Tomada de preços: é feita entre os interessados cadastrados e que cumpram todas as exigências previstas em edital. No entanto, é necessário que a empresa apresente previamente suas habilitações, com todos os certificados e registros existentes para o determinado serviço.

Carta convite: aqui, as empresas são convidadas a participar do processo licitatório, com no mínimo três interessadas. Em outras palavras, a administração pública escolhe quem ela quer convidar.

Pregão: essa modalidade inclui governos federal, estadual e municipal. É a forma mais prática e ágil de compras, proporcionando transparência e redução de custos para quem procura. Nesse caso, as fases são invertidas: apenas o participante que apresentar a melhor proposta tem sua documentação e habilitação analisadas. Saiba mais sobre pregão.

Por onde começar?

O primeiro passo é saber onde buscar informações sobre licitações abertas em todo o Brasil. O Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg) é um portal que reúne dados sobre licitações abertas, cadastro de fornecedores, registros dos contratos administrativos, entre outros. 

Para empresas que querem participar exclusivamente de pregões eletrônicos, é necessário acessar o portal de compras governamentais. Lá é possível fazer o cadastro e ter informações sobre transparência. Mas atenção, porque a modalidade de licitação feita por pregão eletrônico permite que as empresas dêem lances online e em tempo real. Portanto, ganha a que oferecer o menor preço e que esteja habilitada para prestar o serviço ou oferecer o produto de acordo com as normas do edital.

Existem diversos órgãos públicos que possibilitam à sua empresa vender para o governo
Brasília – Reprodução (José Cruz/Agência Brasil)

Habilite sua empresa para vender para o governo

É importante lembrar que para sua empresa obter o registro cadastral para participar das licitações, é necessário que você apresente documentos que comprovem sua habilitação jurídica, qualificação econômico-financeira, técnica e regularidade fiscal. Da mesma forma, é essencial ter registro na Junta Comercial e ter cadastro na Secretaria da Fazenda com todos os impostos quitados. Entenda como fazer isso neste passo a passo.

Todos os órgãos públicos

Atualmente, além do governo federal, estadual e municipal, outros órgãos públicos como: Câmara dos Deputados Federais, Senado Federal, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, Tribunal de Contas e Poder Judiciário também contratam empresas para oferecer produtos e serviços por meio de licitações. Entretanto, cada órgão tem suas legislações específicas. Nesse caso, é necessário consultar o portal oficial de cada um deles.

Em síntese, como já explicamos sobre as modalidades de licitações e por onde começar, você já pode escolher a forma que melhor se encaixa no perfil da sua empresa e dar os primeiros passos nesse segmento e começar a vender para o governo. 

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