Participar de licitações públicas e vender para o governo é mais simples do que parece. Antes de mais nada, é uma opção vantajosa e muito lucrativa, na qual sua empresa tem a garantia de recebimento do valor e clareza nas informações. Tudo isso determinado pela lei federal de transparência.
Você também pode acompanhar todo o processo online, obter informações sobre os concorrentes e saber se eles estão dentro das qualificações exigidas em edital.
A verdade é que essa modalidade de negócio é bem simples e intuitiva. Você só precisa entender o caminho das pedras, e é isso que vamos explicar nesse artigo. Vamos lá?
Conheça as modalidades de licitações
Primeiramente, é preciso destacar que há diversos procedimentos previstos na legislação para o processo de licitação pública. Para isso, fizemos um resumo.
Concorrência: é uma modalidade específica para contratos de grande valor, como obras, por exemplo. A divulgação é feita por órgãos oficiais e pela imprensa e as empresas são convocadas com o mínimo de 30 dias de antecedência.
Tomada de preços: é feita entre os interessados cadastrados e que cumpram todas as exigências previstas em edital. No entanto, é necessário que a empresa apresente previamente suas habilitações, com todos os certificados e registros existentes para o determinado serviço.
Carta convite: aqui, as empresas são convidadas a participar do processo licitatório, com no mínimo três interessadas. Em outras palavras, a administração pública escolhe quem ela quer convidar.
Pregão: essa modalidade inclui governos federal, estadual e municipal. É a forma mais prática e ágil de compras, proporcionando transparência e redução de custos para quem procura. Nesse caso, as fases são invertidas: apenas o participante que apresentar a melhor proposta tem sua documentação e habilitação analisadas. Saiba mais sobre pregão.
Por onde começar?
O primeiro passo é saber onde buscar informações sobre licitações abertas em todo o Brasil. O Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg) é um portal que reúne dados sobre licitações abertas, cadastro de fornecedores, registros dos contratos administrativos, entre outros.
Para empresas que querem participar exclusivamente de pregões eletrônicos, é necessário acessar o portal de compras governamentais. Lá é possível fazer o cadastro e ter informações sobre transparência. Mas atenção, porque a modalidade de licitação feita por pregão eletrônico permite que as empresas dêem lances online e em tempo real. Portanto, ganha a que oferecer o menor preço e que esteja habilitada para prestar o serviço ou oferecer o produto de acordo com as normas do edital.
Habilite sua empresa para vender para o governo
É importante lembrar que para sua empresa obter o registro cadastral para participar das licitações, é necessário que você apresente documentos que comprovem sua habilitação jurídica, qualificação econômico-financeira, técnica e regularidade fiscal. Da mesma forma, é essencial ter registro na Junta Comercial e ter cadastro na Secretaria da Fazenda com todos os impostos quitados. Entenda como fazer isso neste passo a passo.
Todos os órgãos públicos
Atualmente, além do governo federal, estadual e municipal, outros órgãos públicos como: Câmara dos Deputados Federais, Senado Federal, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, Tribunal de Contas e Poder Judiciário também contratam empresas para oferecer produtos e serviços por meio de licitações. Entretanto, cada órgão tem suas legislações específicas. Nesse caso, é necessário consultar o portal oficial de cada um deles.
Em síntese, como já explicamos sobre as modalidades de licitações e por onde começar, você já pode escolher a forma que melhor se encaixa no perfil da sua empresa e dar os primeiros passos nesse segmento e começar a vender para o governo.