O mercado de vendas para o governo não é apenas vantajoso para quem tem empresa e já possui experiência no mundo corporativo. Pelo contrário, muitas pessoas faturam alto sem, necessariamente, ter um CNPJ. Isso é possível por meio da assessoria em licitações. Claro que você deve estar se perguntando: “Mas como isso funciona?”. É exatamente sobre esse assunto que vamos tratar neste conteúdo e no vídeo a seguir. Você vai entender como é possível conseguir clientes de assessoria em licitações e lucrar muito vendendo para o maior cliente do Brasil. Vamos lá?
O mercado de vendas para o governo
Hoje, no Brasil, existem mais de 20 milhões de empresas, mas somente 400 mil atuam no mercado de vendas para o governo. Isso significa um oceano azul de oportunidades. Afinal, há uma alta demanda de licitações e poucas empresas participando do processo. Imagine que este mercado movimenta mais de R$ 800 bilhões por ano. É muito dinheiro na mesa em um cenário em que a maioria das empresas nem sabe que existe.
E é por isso que o trabalho de assessoria em licitações é tão importante e lucrativo. Entenda melhor a seguir.
Assessoria em licitações: o elo entre empresas e governo
Quando você trabalha com assessoria em licitações, basicamente você conecta oportunidades às empresas que você presta serviço. Lembra que falamos acima que muitas empresas nem fazem ideia de que podem lucrar, e muito, vendendo para o governo? Pois bem, é neste ponto que consiste o trabalho de um assessor. Ele apresenta a essas empresas quão vantajoso é ter o governo como cliente.
Mais do que isso, ele garimpa as oportunidades certas, aplica técnicas e estratégias certeiras, vence os contratos e traz lucro jamais visto pelo seu cliente. Mas, claro, para isso, ele precisa ter conhecimento.
Isso porque, no momento em que ele representa a empresa em uma licitação, é preciso conhecer cada etapa do pregão ou da dispensa para poder vencer. Afinal, na maioria das vezes o pagamento do assessor é comissão. Assim, para ele ganhar, a empresa precisa vencer o contrato. Isto é, tudo é proporcional: quanto mais a empresa ganhar, mais o assessor também vai.
O que você vende na assessoria em licitações?
Basicamente, o que você vende neste mercado atuando como assessor é o seu conhecimento. Isso mesmo. Dominar as técnicas e estratégias das licitações públicas é a sua ferramenta de trabalho. É por isso que, muitas vezes, o profissional que inicia neste mercado, pouco tempo depois atua em um modelo híbrido. Ou seja, vende o seu trabalho como assessor, mas também como empresa. Isso acontece justamente porque ele passa a dominar as regras do jogo, tornando-se vantajoso trabalhar nesses dois modelos.
Como conseguir clientes trabalhando com assessoria
Existem dois cenários possíveis para um assessor: um deles diz respeito a empresas que não conhecem o mercado e outro é quando a empresa conhece, já vende, mas não consegue lucrar como deveria. Portanto, o assessor precisa ter duas abordagens específicas para conquistar esses clientes.
Para empresas que não conhecem o mercado
O assessor deve mostrar o quão vantajoso é atuar no ramo das licitações públicas. Mas, para isso, ele precisa dominar as técnicas para vencer os contratos e ter argumento de venda.
Para empresas que já vendem para o governo
A abordagem do assessor aqui é a de mostrar onde a empresa pode estar errando no momento de participar de um pregão ou de uma dispensa eletrônica. Assim, ele mostra qual caminho deve ser seguido para que o lucro seja maior.
Em ambos os casos, porém, o conhecimento é a chave do sucesso. Quer saber mais? Clique aqui.