Você sabia que é possível vender para o governo, que nada mais é que o maior comprador do país? E mais: você sabia que mesmo que você não tenha uma empresa, também pode vender para o governo e ter ótimos resultados financeiros? Se você quiser aprender como ganhar dinheiro vendendo para o governo, leia esse conteúdo até o final e se prepare para a virada de chave da sua vida.
Um cliente que compra de tudo
Como já adiantamos, o governo é o maior comprador do Brasil. Portanto, sem dúvida, ele é o melhor cliente que uma empresa pode ter.
Imagine na sua cidade: aquele asfalto novinho que a prefeitura colocou, aquele posto de saúde recém inaugurado, aquelas placas de trânsito e sinalização, aquela frota de viaturas que substituiu a antiga, enfim. Tudo isso precisou passar por um processo licitatório para ser comprado. E detalhe: qualquer empresa pode participar das licitações e ter o governo como cliente.
Então, se você tem uma empresa, independente do porte e da nomenclatura, você pode faturar, e muito, vendendo para órgãos públicos. E mesmo que você não tenha um CNPJ, você pode trabalhar como assessor de licitações, que nada mais é que um profissional facilitador, aquele que faz a ponte entre governo e empresa. Ou seja, ele é nomeado representante de uma alguma organização para participar de todos os trâmites de um pregão ou dispensa eletrônica. Entenda melhor como esse trabalho funciona.
O oceano azul de oportunidades
Acredite se quiser, mas no Brasil, das 20 milhões de empresas que existem, apenas 3% delas atuam no mercado de vendas para o governo. Consegue imaginar o oceano azul de oportunidades que estão deixando de ser aproveitadas?
É por isso que você pode atuar neste mercado como empresa, mas também como assessor. Afinal, tudo o que você mais precisa para se dar bem nesse nicho é ter conhecimento, essa será sua principal ferramenta de trabalho. Veja mais.
Como ganhar dinheiro vendendo para o governo sem ter estoque
Mas como é possível ganhar dinheiro vendendo para o governo sem ter estoque? Vamos te dar um cenário simples para que você possa compreender como funciona:
Para ter uma loja e comercializar um produto no mercado tradicional, seria necessário alugar ou comprar um espaço, ter um estoque significativo do produto, ter funcionários para atender seu cliente, investir em marketing, entre outros custos fixos de qualquer negócio.
Agora, se você vende para o governo, você só precisa de um computador com acesso à Internet. Exatamente. Isso porque, todo o processo é feito de forma totalmente online.
Então, quando você participa de alguma licitação pública e vence o contrato, o governo te dá um prazo para você entregar o produto. Por exemplo, se algum órgão público anuncia a compra de celular, no edital ele também vai informar quando ele quer que esse celular seja entregue, se dentro de 15, 20 ou 30 dias. Isso significa que nesse mercado a primeira coisa que você vai fazer é a venda. A entrega disso é o segundo ponto. A verdade é que o grande segredo disso tudo é você casar o prazo de entrega do órgão, com o prazo que o seu fornecedor consegue produzir e te entregar. Entenda como.