O que faz um assessor de licitações públicas? Entenda

Você já pensou em vender para o governo sem precisar ter uma empresa para isso? A forma mais simples de faturar alto e não ter um CNPJ é atuando como um assessor de licitações públicas. Se você busca praticidade sem ter que arcar com as despesas de uma empresa e ter sucesso neste nicho de mercado, saiba que as oportunidades são inúmeras. Para isso, vamos te explicar o que faz um assessor de licitações públicas. Vamos lá?

O que faz um assessor de licitações públicas na prática?

O assessor de licitações públicas é o profissional especialista em compras públicas e todas as suas modalidades, entre elas o pregão eletrônico, procedimento feito 100% online e que permite a participação de qualquer lugar do país. O assessor é responsável por encurtar o caminho, facilitar o processo e ser uma ponte entre a empresa e a instituição que está demandando algum produto ou serviço. Ele “garimpa” as melhores oportunidades de acordo com o ramo de atividade do cliente e participa de todo o procedimento, como inscrição, proposta, determina o valor inicial, acompanha o pregão eletrônico, dá toda a assistência ao cliente até a contratação final. É um facilitador muito importante, pois muitas empresas querem, mas não sabem como começar a vender para o governo.

A importância do conhecimento

Por onde eu devo começar? Nós respondemos: com o conhecimento. Para ser um assessor de licitações é preciso ter todas as ferramentas para ganhar logo de primeira, isso certamente lhe trará credibilidade para conquistar mais clientes. Não existe segredo, é somente com conhecimento que você se tornará expert em licitações. Para isso, busque cursos na área que ensinam o passo a passo de como participar de compras públicas. O Sebrae oferece qualificações gratuitas, clique aqui e acesse.

Conheça os portais do governo

Assim que você fizer o curso, acesse todas as plataformas do governo para entender sobre o processo de compras públicas. Aqui vão algumas dicas:

Portal de Compras do Governo Federal; Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf).

Objetivo definido

Agora que já explicamos o que faz um assessor de licitações públicas e como você pode começar, é importante ter um objetivo definido. Mas como fazer isso? É simples, basta você traçar uma linha para saber onde quer chegar, qual é o seu objetivo com essa profissão e quais caminhos você utilizará para chegar até lá.

atendimento de assessoria em licitações

Dedicação

Como em todas as profissões, você só terá sucesso se se dedicar ao que se propôs a fazer. Estude o mercado de licitações públicas, busque cases de empresas que tiveram sucesso neste nicho e o que elas fizeram para alcançar o sucesso.

Busque as empresas

Existem muitas empresas que ainda não vendem para o governo porque não sabem por onde começar ou têm receio de investir e não ter sucesso. Seja a peça fundamental para acender a luz nessas empresas. Você pode provar para elas que é possível faturar alto e ter muito sucesso vendendo para o governo. Seu conhecimento será o diferencial para que elas tomem a iniciativa de te contratar como assessor de licitações.

Empresas que já vendem para o governo

Algumas empresas até participam de licitações, mas não conseguem ganhar muitos pregões por não fazerem corretamente todos os procedimentos. Muitas perdem oportunidades por não acompanharem todo o processo ou por não enviarem ao pregoeiro todas as informações que ele precisa. Fique atento, pois essas empresas também podem ser potenciais clientes. Clique aqui e acesse outro artigo que fizemos sobre analista de licitação. 

Viu só como é fácil entender o que faz um assessor de licitações públicas? Então aproveite esse nicho que cresce a cada dia e seja um profissional fera na área. Boa sorte!

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