Para participar de licitações públicas e vender seu produto ou serviço para o governo, antes de tudo, é necessário fazer um cadastro e fornecer os documentos da sua empresa ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf). É por meio dessa plataforma que as instituições públicas têm acesso às informações e podem conferir se está tudo de acordo. Primeiramente, no entando, para você estar no Sicaf e concorrer a licitações, é necessário ter o cadastro no Brasil Cidadão, portal do governo federal que possibilita o acesso a serviços públicos digitais sem precisar sair de casa. Nesse artigo, vamos explicar como fazer o cadastro no Brasil Cidadão e sobre o novo Sicaf Digital.
Como fazer o cadastro no Brasil Cidadão; Criando a conta
Para criar uma conta no Brasil Cidadão clique aqui. Você pode se cadastrar com o seu CPF ou certificado digital. Em outras palavras, o certificado digital facilita esse processo de cadastramento. Em seguida, abrirá uma nova tela para você inserir dados como CPF, nome completo, e-mail e data de nascimento.
Como cadastrar a senha
Após você colocar seus dados pessoais, o sistema enviará um e-mail para o endereço eletrônico cadastrado. Basta clicar no link e criar uma senha.
Fazendo o primeiro login
Criou a senha? Então é a hora de fazer seu primeiro login no Brasil Cidadão. Após fazer esse login, aparecerá uma tela de autorização de uso de dados pessoais. A partir dessa aprovação, a plataforma terá acesso aos seus dados, respeitando todos os termos de uso e política de privacidade. É só clicar em autorizar que aparecerá uma tela de boas-vindas, pronto, você já está cadastrado no Brasil Cidadão.
Acesso ao Sicaf
Agora que já explicamos como fazer o cadastro no Brasil Cidadão, é a hora de se cadastrar no novo Sicaf Digital. Para isso, acesse o Portal de Compras Governamentais. Ao clicar na opção Sicaf (acesse aqui), aparecerá a seguinte opção: “Entrar com o Gov.br”. Em seguida, você será direcionado para a autorização de uso de dados. Após você autorizar, terá acesso ao sistema. Lembrando que para acessar o Sicaf, é necessário ter o cadastro com o Certificado Digital.
Como funciona o Sicaf
Para saber todas as funcionalidades do Sicaf e um passo a passo detalhado de como fazer o cadastro da sua empresa, clique aqui e acesse nosso artigo sobre o assunto.
Portal de Compras Governamentais
Por fim, como você já entendeu como fazer o cadastro no Brasil Cidadão e sobre o novo Sicaf Digital, é a hora de cadastrar sua empresa no maior portal de compras do governo, o Compras Governamentais. Clique aqui e acesse. Através desse portal você poderá cadastrar sua empresa para concorrer a licitações e pregões eletrônicos. Nessa plataforma é possível ver os editais abertos e fazer todo o procedimento de compras públicas. Clique aqui e veja um artigo que fizemos com um passo a passo sobre como cadastrar sua empresa no Portal de Compras Públicas.
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