Sim, empresas estrangeiras podem vender para o Governo. Se você mora fora do Brasil, mas tem interesse de fornecer para o governo e não consegue montar uma empresa aqui, saiba que mesmo assim você consegue participar de licitações e fechar contratos com órgãos brasileiros em outro país.
Empresas brasileiras também conseguem tirar o SICAF, o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores. Basta fazer o processo de credenciamento, que é semelhante ao feito por empresas instaladas em território nacional.
Na verdade, muitas empresas de fora têm começado a explorar este mercado, principalmente porque é o governo brasileiro é o maior comprador da América Latina. Muitas multinacionais já vendem, mas elas fazem isso por meio de uma sede local, o que seria muito mais caro e burocrático do que cadastrar uma empresa estrangeira.
Se você é cidadão de outro país, tem uma empresa e tem interesse em vender para o governo brasileiro, veja este vídeo que gravei explicando o passo a passo no YouTube.
A documentação para fazer é bem simples, como é possível ver no vídeo.
Importantíssimo: você não paga nada para fazer o SICAF. Se entrou em algum site e chegou algum boleto, NÃO PAGUE, pois pode ser golpe.
+ Saiba tudo sobre SICAF aqui no Blog do Siga Pregão
Claro, há algumas diferenças básicas na hora de fazer o cadastramento, já que estamos falando de códigos internacionais (equivalentes ao CNPJ brasileiro), além da documentação estar em outra língua. Também falo sobre estas diferenças no vídeo.
Após fazer o cadastro, a ativação chegará por e-mail, tornando seu cadastro um sucesso e preparando sua empresa para a próxima etapa na jornada do mercado de licitações. Minha opinião: o processo é tão simples quanto é para uma empresa instalada no Brasil.
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