Como começar nas licitações com saldo zero

Você é um profissional que decidiu deixar de trabalhar para os outros e abrir a sua própria empresa? Ou você já é empresário e está buscando uma virada de chave para o seu negócio? Bom, seja qual for a sua situação, saiba que o mercado de vendas para o governo pode ser a solução definitiva para você. Engana-se, porém, quem acredita que vender para o governo requer grandes investimentos. É por isso que resolvemos trazer esse conteúdo hoje. Você vai descobrir como começar nas licitações com saldo zero. Sim, é claro que é possíve! Quer saber como? Leia esse artigo até o final e prepare-se para uma guinada no seu faturamento.

Como começar nas licitações sem nenhum investimento prévio

Veja, antes de qualquer coisa, você precisa entender que o mercado de vendas para o governo é completamente diferente do mercado tradicional. Mas o que isso quer dizer?

Ora, diferente de uma empresa com instalações próprias, estoque, funcionários e uma forte atuação em marketing, vender para o governo só vai exigir de você um computador com acesso a internet.

Tanto é verdade que no vídeo abaixo, o especialista em licitações públicas e criador do curso Licitante Extremo, Rodolpho dos Anjos, ensina uma de suas alunas como começar nas licitações utilizando o que ela já tem em mãos. 

Ela é prestadora de serviços automotivos e também vende peças. Ou seja, ela tem praticamente a faca e o queijo na mão. Isso porque, ela já possui contato com fornecedores do segmento. E isso é um dos grandes pilares para quem deseja vender para o governo. Nós vamos te explicar mais a frente a lógica das licitações. Confira.

Dinâmica de como atuar nas licitações públicas

Como adiantamos acima, se você tiver um computador com acesso a internet, pronto, você tem tudo o que precisa para começar a vender para o governo. Mas é muito importante que você entenda a dinâmica do processo, mais do que isso, é imprescindível que você domine as regras do jogo. 

Vamos supor que você já tenha o Sicaf e também já tenha se cadastrado no maior portal de compras do governo, veja aqui como fazer esse cadastro. Pois bem, então, chegou a hora de você procurar as melhores oportunidades para você participar. Você pode utilizar a ferramenta do Siga Pregão para te ajudar nessa busca. 

Encontrou uma boa oportunidade? Ótimo! Agora, você deve estudar todo o edital e procurar por fornecedores que vendam exatamente o que o órgão está buscando. Feito isso, negocie com ele um bom valor, formas de pagamento e o prazo de entrega (tudo com base no edital). 

Ah, e não se esqueça: antes de dar o seu lance na licitação, faça uma boa composição de preço. Considere neste cálculo, por exemplo, custos com o produto, frete, impostos e outros. 

Caso você vença o contrato, aguarde receber o empenho e, em seguida, acione o seu fornecedor. Somente com o empenho pago pelo órgão é que você poderá, de fato, comprar o produto. Entendeu agora porque você não precisa de estoque?

Além disso, é através dos editais que o governo vai dizer o que ele deseja comprar. Deste modo, você não precisará oferecer o seu produto. Basta seguir exatamente as normas do edital.

Bom, este foi só um panorama de como começar nas licitações com saldo zero. Mas assistindo ao vídeo abaixo você terá ainda mais detalhes sobre todo esse processo. Dê o play e comece uma nova fase na sua vida agora!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest