Hoje, nós vamos falar sobre o Comprasnet. Imagine a seguinte situação: um licitante que tem o costume de logar usando um certificado digital – sendo este certificado o modelo A1, mas que nunca foi compartilhado com ninguém. Muito bem. Então, chega o dia do pregão, aquela licitação bilionária. Mas logo no início da disputa, o computador simplesmente para de funcionar. Imaginou o perrengue?
Se isso um dia acontecer, existe uma forma de você não perder de participar do pregão. Quer descobrir como? Então, confira nas próximas linhas.
Como ter o login do Comprasnet
Antes de explicar a você como se cadastrar para ter o login do Comprasnet, é importante que você saiba que é preciso ter o cadastro no Sicaf. Beleza?
Bom, para você criar o seu cadastro no Comprasnet, você deve acessar o Portal de Compras do Governo Federal e procurar a opção “Compras”. Em seguida, escolha a opção “Clique Aqui para Acessar”.
Na página em que você for direcionado, escolha a opção “Fornecedor”, depois, clique em “Quero me Cadastrar”. Escolha a opção “Pessoa Jurídica” e preencha todos os campos solicitados. Assim que você clicar em confirmar, você receberá uma senha provisória.
Em posse dessa senha, você acessa novamente o Portal de Compras do Governo Federal e faz o mesmo caminho, até chegar novamente em “Fornecedor”. Então, você preenche os espaços de login e senha com o que você recebeu no seu email.
Assim, quando você realiza o seu primeiro acesso, a única opção que aparece é a de Dados Cadastrais. Você então clique e depois escolhe a opção “Controle de usuários e opção por serviços”.
Em seguida, clique em administrador e marque todas as caixinhas em branco. Depois é só confirmar e dar um “atualizar” na tela.
Prontinho! Agora, você já tem um login do Comprasnet e pode acessar de qualquer computador. Simples, né?
Mas se você quiser ver esse passo a passo em detalhes, basta dar um play no vídeo.