Existe um erro muito comum cometido por quem atua com licitações públicas que tem a ver com a composição de preço do produto ou serviço que está sendo disputado em uma cotação ou pregão eletrônico. Muitas pessoas não sabem como equilibrar custo e lucro e acabam se perdendo durante o processo. Então, se você quer aprender como calcular margem de lucro em licitações, leia esse artigo até o final. Você vai descobrir de vez como trabalhar no mercado mais vantajoso que existe de forma estratégica e vantajosa. Vamos lá?
Você sabe como fazer uma composição de preço?
Certamente, você já deve ter visto por aí empresas que compram um determinado produto por R$10,00 e vendem por R$20,00, certo? Olhando para esse exemplo temos a falsa sensação de que a empresa gastou um valor x, mas teve o dobro de lucro. Mas será mesmo?
Veja, existem muitas variáveis quando falamos em venda de produtos e serviços e isso precisa ser levado em conta para uma composição de preço real e segura.
Você precisa considerar, por exemplo, custo do produto, impostos e frete. Podemos dizer, inclusive, que essas três são as principais variáveis a serem observadas. Portanto, não se engane na hora de compor o seu preço. Calcule todas as variáveis possíveis.
Aprenda agora como calcular margem de lucro em licitações
Antes de calcular sua margem de lucro em uma licitação, é muito importante que você conheça a margem média do mercado que você vai atuar. Para isso, você precisa fazer um estudo do mercado, analisando o histórico de oportunidades que já saíram para, a partir disso, você fazer uma espécie de “engenharia reversa”. Isto é, você vai ter uma base de dados de como o mercado se comportou em licitações anteriores para poder planejar suas ações futuras. Na ferramenta do Siga Pregão, é possível extrair todos os dados de que precisa.
Produtos mais específicos tendem para uma margem lucro maior
Pois é, se você optar por vender para o governo produtos ou serviços comuns, ou seja, mais fáceis de serem comercializados, logo, sua margem de lucro tende a ser menor. Isso porque, existe um número maior de empresas trabalhando com esse mesmo produto.
Ao contrário, se você escolher vender produtos que chamamos de cauda longa, ou seja, itens mais específicos de consumo, suas chances de ter um lucro mais vantajoso são bem grandes.
Mas lembere-se sempre: não é, nunca foi e nunc será o jogo do preço. Licitações públicas se vence com estratégia e domínio das regras. Quer aprender como? Clique pra saber mais.