Entrega nas licitações: aprenda como fazer a logística

Quando falamos do mercado de compras públicas, o primeiro ponto que nos chama a atenção é o modelo de venda. Isso porque, diferente do mercado tradicional, você não precisa ter estoque, nem espaço físico, funcionários, e até mesmo investimento em marketing. Afinal, o próprio governo anuncia todos os dias o que ele deseja comprar. Neste mercado, porém, algumas questões são fundamentais para que sua empresa tenha sucesso. A logística de entrega nas licitações, por exemplo, requer atenção não apenas na entrega em si, mas ao cumprimento do prazo, às documentações necessárias e outros pontos que vamos tratar aqui. 

Curtiu e quer saber mais? Então, leia esse artigo até o final e desenhe a melhor logística de entrega para você entrar com o pé direito no mercado de vendas para o governo. 

Licitando na prática

Quando falamos que vender para o governo é uma grande oportunidade, não estamos exagerando. Realmente é. Além de ser um processo totalmente democrático e transparente, você não precisa “correr” atrás do governo para vender. Isso porque, ele te diz o quê, como, quando e quanto ele deseja comprar.

Deste modo, cabe a você identificar as melhores oportunidades para o seu negócio, ter estratégia para vencer a licitação, contratar um bom fornecedor, planejar a logística de entrega e receber o empenho pela venda. Ah, e é muito importante destacar que nunca foi e nunca será o jogo de preço. Nem sempre o valor mais baixo vai levar o contrato, pelo contrário, há um caminho estratégico a ser percorrido para isso. 

Portanto, se você quer ter sucesso neste mercado, detenha informações e as técnicas certas para alcançar grandes resultados. 

Entrega nas licitações: entenda as diferenças entre os frentes CIF e FOB

Saber as diferenças entre os modelos de frete é muito importante para fazer a composição de preço do seu produto. Por exemplo, a entrega efetuada no modelo CIF, sigla em inglês para Cost, Insuranse and Freight, que significa custo, seguro e frete, quer dizer que a responsabilidade do fornecedor vai até a entrega da mercadoria em seu destino. 

Lembrando que o fornecedor sempre vai entregar o produto no endereço que consta no seu CNPJ. 

Já o frete FOB, Free On Board, que significa livre a bordo, a responsabilidade do fornecedor termina no despacho do produto. 

Em linhas gerais, na modalidade CIF, o preço do frete já está incluso no valor da compra e a empresa que vendeu o produto é responsável pelos riscos e custos do transporte até o destinatário. Enquanto que o FOB, o comprador é o responsável pelos riscos e custos do transporte a partir do embarque.

Dica de ouro: Para entregas no modelo FOB, orce entrega nas licitações pelos Correios e até mesmo transportadoras que fazem o serviço de compartilhamento de carga. Isso porque dependendo do tamanho e quantidade do produto, você consegue fazer o uso compartilhado diminuindo o seu custo com o frete.

Como funciona a triangulação de nota

A triangulação de notas é feita pela transportadora, com todo o recolhimento fiscal exigido. Isso acontece quando o produto que você adquiriu do seu fornecedor vai direto para o órgão sem passar pela sua empresa. 

Neste caso, você envia a sua nota fiscal para a transportadora e ela manda junto com o produto que será entregue. A grande vantagem desta situação é a economia de tempo e custo de frete. O entrave, porém, é que nem todas as transportadoras fazem essa triangulação. 

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