Quando se fala em licitações públicas, principalmente quando se lê ou se vê as notícias de jornal, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é que tudo não passa de roubalheira e cartas marcadas. Mas será que realmente é assim? Isto é, todas as licitações são feitas para que determinada empresa ganhe? É sobre este assunto que vamos tratar neste artigo. Afinal, é preciso ter esquema para vender para o governo? Ficou curioso? Então, boa leitura.
Nada de esquema para vender para o governo
As licitações públicas são a forma legal para que órgãos públicos possam realizar suas compras de forma justa, igualitária e transparente. Isso porque, os recursos investidos são totalmente públicos. Portanto, há uma exigência quanto às normas que devem ser seguidas para que o processo licitatório funcione corretamente e dentro da lei.
É comum vermos na imprensa notícias de corrupção ou fraude em licitações públicas. A verdade, porém, é que driblar as exigências e seguranças impostas para todo o processo não é tão simples quanto parece.
A modalidade de pregão eletrônico, por exemplo, é totalmente online, o que faz dele transparente e muito seguro. Isso quer dizer que é extremamente difícil romper a barreira de segurança para tornar o processo fraudulento.
Além disso, qualquer cidadão pode acompanhar um processo licitatório em tempo real, pela internet.
Qualquer pessoa ou empresa pode vender para o governo
As licitações são transparentes, seguras e muito democráticas. Isso significa que qualquer pessoa ou empresa pode entrar em uma disputa. Você só precisa de um computador, internet e dominar as regras do jogo. Quer saber como? Clique aqui e confira.