Níveis de cadastramento no Sicaf: entenda cada um

Para atuar no mercado de vendas para o governo, é imprescindível que você faça o seu cadastro no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, o Sicaf. Para tanto, existem os níveis de cadastramento no Sicaf que você deve preencher para que sua empresa esteja apta a participar das licitações. 

Que tal, entender melhor cada um deles e como preencher de forma correta? Então, leia esse artigo até o fim para sanar todas as suas dúvidas.

Os níveis de cadastramento no Sicaf

Bom, para iniciarmos você precisa estar logado no site do Sicaf. Feito isso, você vai começar a preencher todos os níveis ali exigidos. Eles vão de 1 a 6. Vamos ver?

  • Nível I – Cadastramento

Com esse nível preenchido você já consegue participar de pregões e dispensas eletrônicas. No entanto, é preciso ter a documentação necessária, exigida nos outros níveis, para estar apto segundo o edital. Este nível vai conter todas as informações e documentação básica da sua empresa, como CNPJ, inscrição, documentos de sócios e cônjuges, entre outros.

  • Nível II – Habilitação Jurídica

Neste campo devem conter os dados da sua empresa, tais como: Simei – Sistema de Recolhimento do Simples Nacional – em caso de Microempreendedor Individual (MEI); e contrato social, em caso de ME, EPP, Eireli etc. 

  • Nível III – Regularidade Fiscal, Federal e Trabalhista 

Trata-se do nível em que as informações são geradas automaticamente pelo sistema. São elas: Prova de quitação com a Fazenda, Certidão Negativa do FGTS e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.

  • Nível IV – Regularidade Fiscal, Distrital e Municipal

Esse nível representa a sua regularidade com o Estado. Aqui, serão necessárias provas de você está quite com a Fazenda em cada uma das instâncias.

  • Nível V – Qualificação Técnica

Neste nível você deve anexar atestados de capacidade técnica e outras informações específicas do seu nicho, como por exemplo: Isos e outros documentos da classe que você atua.

  • Nível VI – Qualificação Econômico-financeira.

Trata-se do nível específico para balanço. No caso de MEI, em que o balanço não é obrigatório, você pode fazer o que chamamos de pedido de esclarecimento. 

Bom, esses são os seis níveis de cadastramento no Sicaf. Gostou e quer saber mais? Neste artigo, mostramos o passo a passo do Sicaf. Acesse e fique cada vez mais por dentro do mercado de vendas para o governo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Pequenos Negócios: 7 dicas

Gerir um pequeno negócio exige atenção a diversos pontos cruciais. Seja para quem está começando ou para quem já está no mercado, mas enfrenta dificuldades,

Leia mais »
plugins premium WordPress