Situação do Fornecedor no Sicaf: aprenda consultar

Você quer aprender como consultar a Situação do Fornecedor no Sicaf? Veja, o espelho do Sicaf – Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – é um documento em que constam todas as informações sobre a empresa para que ela esteja apta a participar de licitações. É basicamente um relatório de todos os níveis do Sicaf, além de conter as validades de certidões, por exemplo. 

Mas para ter acesso a este espelho, você precisa estar logado no Sicaf e já ter preenchido todos os níveis. Quer saber mais? Então, veja esse artigo que preparamos para você. 

Aprenda o passo a passo para consultar a Situação do Fornecedor no Sicaf

Para consultar a Situação do Fornecedor no Sicaf no portal, vá em Consulta, depois em Situação do Fornecedor. Você deverá inserir novamente o seu CPF. Agora, se você estiver logado com o certificado digital, esse campo estará preenchido automaticamente. Com o campo preenchido, uma nova página será aberta e algumas opções aparecerão para você, como:

  • Situação do fornecedor
  • Qualificação técnica
  • Ocorrências Ativas
  • Ocorrências impeditivas vigentes

Clique em Situação do Fornecedor para gerar um PDF automático. Este PDF é o espelho do Sicaf. É este documento que vai te mostrar todos os dados da empresa e se existe alguma pendência nela. 

No documento, você vai encontrar, por exemplo, informações sobre CNPJ, Razão Social, nome fantasia, situação do fornecedor (se você está credenciado ou não), data de vencimento do cadastro, natureza jurídica, porte da empresa, ocorrências, impedimentos e níveis de cadastro.

Importante: se nos níveis de cadastro alguma das habilitações estiver marcada com um asterisco (*), isso significa que ela está vencida e isso sim é motivo de desclassificação. Por isso é importante que você mantenha os documentos atualizados, principalmente os do nível III.

Como Consultar CRC

Agora que você já sabe como consultar a situação do fornecedor no Sicaf, vamos para a consulta do Certificado de Registro Cadastral, o CRC. Ainda no portal do Sicaf, acesse, portanto, Consulta, em seguida, Certificado de Registro Cadastral CRC, e preencha o campo com o CNPJ da sua empresa. Depois, clique em relatório para ter acesso ao documento que mostra se você está ou não registrado no Sicaf. 

Viu como é fácil? Curtiu as dicas e quer ficar ainda mais por dentro do mercado de vendas para o governo? Então, fique atento às atualizações semanais que fazemos por aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest