Para entrar de vez no mercado de vendas para o governo e faturar alto logo no primeiro contrato, é preciso, antes, fazer o cadastramento no Sicaf – Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores. Por isso, neste artigo, você vai aprender o passo a passo de como realizar o credenciamento no Sicaf considerando o nível I. Preparado? Então, vamos lá.
Credenciamento no Sicaf: primeiros passos
No portal do Sicaf clique em “Entrar com gov.br”. Essa é uma opção para quem já realizou o cadastro no Portal de Compras do Governo. Então, se você ainda não fez, faça agora para seguir adiante nos outros passos.
Assim, na página que abrir, você pode fazer o seu acesso com CPF ou certificado digital, caso ele esteja cadastrado. Lembrando que, nesta etapa, como já foi feita a validação dos dados através dos selos de confiabilidade, já estará disponível os seis níveis do Sicaf para preenchimento.
Nível I
Vamos começar clicando em Cadastro e, em seguida, Nível I – Credenciamento. Importante: se você logou com o seu CPF, o campo que vai aparecer para ser preenchido com os números do CNPJ estará vazio. Agora, se você estiver logado por meio do certificado digital, os dados são imputados automaticamente.
Agora é o momento de fazer os uploads solicitados na página, como inscrição estadual e inscrição municipal, se for o caso. Caso você ainda não tenha a inscrição, você pode fazer o upload de um outro documento, como contrato social ou Simei, para não ficar pendente com o sistema.
Feito isso, role a página para baixo e preencha os campos de “Sócios/administradores”, “Dirigentes” e “Linhas de Fornecimento do Fornecedor”. Não deixe nenhum espaço sem resposta. Do contrário, você não vai conseguir finalizar o seu credenciamento.
Prontinho! Nível I do Sicaf preenchido com sucesso
Com o Nível I preenchido você já consegue participar de pregões e dispensas eletrônicas. O ideal, no entanto, é que todos os níveis estejam completos. Isso porque, pode ocorrer de você ganhar um Pregão, mas ter problemas com eventual exigência de documento que você não cadastrou anteriormente no Sicaf.
Lembrando também que o credenciamento no Sicaf é totalmente gratuito, ok? Portanto, desconfie de páginas na internet que dizem o contrário. Afinal, órgãos públicos não fazem esse tipo de anúncio na internet.
Curtiu e quer saber sobre os outros níveis do Sicaf? Então, continue navegando pelo nosso Blog e tire todas as suas dúvidas.