Se você tem uma empresa e planeja vender para o governo, neste artigo vamos revelar um dos maiores segredos de quem fatura alto com licitações públicas. E não pense que é algo complexo ou que vai exigir grandes investimentos. Pelo contrário! É muito simples e quem consegue colocar em prática tem grandes resultados. Hoje, você vai descobrir porque organizar os documentos para licitação e mantê-los atualizados pode impactar, e muito, o sucesso do seu negócio.
Por que manter a documentação da sua empresa organizada pode aumentar o seus resultados?
Bom, em primeiro lugar, para quem vai iniciar no mercado de vendas para o governo, é imprescindível que você já tenha toda documentação necessária, exigida por lei, para que possa se cadastrar nos editais. Saiba quais são esses documentos.
Além disso, manter os documentos atualizados, como certidões, por exemplo, é fundamental para evitar surpresas durante um pregão eletrônico. Isso porque certidões atrasadas e/ou vencidas são decisivas para a desclassificação do processo licitatório.
Esse “descuido”, inclusive, pode impactar, e muito, os resultados do seu negócio, que pode perder milhões em questão de minutos.
Aprenda a organizar documentos para licitação
Se você quer começar com o pé direito no mercado de compras para o governo, planeje-se e organize-se. Como dissemos acima, não se trata de algo complexo e nem exige investimento. A equação do sucesso é mais simples do que se imagina.
A dica de ouro para manter tudo em dia e evitar dores de cabeça é separar os documentos por pastas. Como as habilitações, por exemplo:
- Técnica – atestados
- Econômico-financeira
- Fiscal
- Jurídica
Além de manter a documentação organizada, essa simples separação facilita o envio dos documentos ao órgão público. Afinal, com tudo reunido, basta somente zipar e enviar.
Mas a organização não para por aí. Dentro de cada uma destas pastas, você deve renomear corretamente e, no caso das certidões, incluir a data de vencimento do documento.
Você também pode usar recursos disponíveis na internet para não esquecer das atualizações. O Google Agenda, por exemplo, pode ser um aliado importante para te manter avisado sobre os vencimentos das certidões.
A sugestão é que você coloque lembretes com uma semana de antecedência, pelo menos, para que você tenha tempo hábil de se organizar e atualizar os documentos.
Em resumo: manter a documentação em dia permite não apenas se cadastrar no maior portal de compras do governo e se inscrever em quantas licitações quiser, mas, em caso de vitória, receber a quantia estabelecida pelo órgão sem grandes dificuldades.
Seguindo essas dicas simples, você pode ganhar muitos pregões, faturar alto e alcançar o sucesso da sua empresa.