Você sabe quais são os maiores erros que as empresas que participam de licitações públicas cometem? Quer descobrir e driblar essas falhas? Então, leia esse conteúdo até o final e conheça os 7 erros que fazem você perder licitações. Depois, conta pra gente nos comentários o que você achou deste artigo, combinado? Boa leitura!
Fique atento para não perder licitações
Antes de falarmos dos 7 grandes erros que as empresas cometem na hora de participar das licitações, é importante você saber que essas falhas foram identificadas com base em dados. Ou seja, são motivos que levam tais empresas a serem desclassificadas do processo.
Por isso, tome nota e preste muita atenção para não cometer os mesmos erros. Vamos lá?
7 erros que fazem você perder licitações
Nos tópicos abaixo, elencamos os erros comuns de quem decide participar de licitações. Depois dessa lista, você vai saber como otimizar suas buscas para não errar.
1 – Não estudar o mercado
Esse é um dos erros mais comuns de quem participa de licitações. Isso porque, a maioria das empresas nem sequer avaliam se existe uma demanda justificável do item que elas querem vender. E mais! Negligenciar esse estudo pode fazer com que você concentre suas buscas por termos errados. Por exemplo, se vende papel A4, mas pesquisa somente o termo papel, dezenas de tipos de papel irão aparecer. Entende? Por isso a importância de estudar o mercado e concentrar sua busca pelos termos corretos.
2 – Não fazer uma análise de marca (produto)
No mercado de vendas para o governo, estabelecer um bom relacionamento com os seus fornecedores é fundamental para o seu sucesso. Mas para isso, também é importante que você faça uma boa análise de marca para saber quais fornecedores oferecem qualidade e preços competitivos. Pesquisar histórico de licitações pode ser uma boa sacada.
3 – Não estudar os concorrentes
O terceiro erro mais comum de quem decide vender para o governo é não estudar os concorrentes. Tão importante quanto analisar as marcas e produtos, conhecer as empresas que podem disputar com você é imprescindível para a sua estratégia. Essa avaliação vai te ajudar a descobrir as marcas, preços e as técnicas que os seus concorrentes estão utilizando para vencer os contratos. Portanto, não deixe de estudá-los.
4 – Não compro preço
Muitas empresas não fazem uma composição de preço com antecedência. Ao contrário, deixam para fazer no momento da disputa. Isso é muito perigoso, pois pode levar você a cometer equívocos, como aplicar um desconto que vai te prejudicar mais tarde. Assim, toda composição deve ser feita antecipadamente, levando em conta os custos envolvidos na operação, seja o custo do produto, o frete, seu lucro e/ou outros fatores.
5 – Não achar o melhor fornecedor e fechar a negociação
Antes de entrar na disputa, o primeiro passo deve ser encontrar e negociar os melhores preços com um fornecedor de confiança. A verdade é que boas parcerias comerciais são fundamentais para uma atuação de sucesso neste nicho. Mas lembre-se! Deixe tudo formalizado.
6 – Não ficar atento aos prazos de entrega
Muitas empresas perdem oportunidades por não enviarem a documentação no prazo correto ou por não considerarem a data de entrega do produto ao órgão. E isso pode ter impacto direto na composição de preço e, consequentemente, no lucro.
7 – Jogar o jogo do preço
Não foi, não é e nunca será o jogo do preço. Colocar o valor do seu produto para baixo pensando em ganhar contratos a qualquer custo, vai fazer você perder dinheiro. A dica é: tenha estratégia e aplique as técnicas certas.
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