Você sabia que existem duas estratégias principais que devem ser colocadas em prática por quem vai começar a vender para o governo? É verdade. Veja, se você é dono de uma empresa mais madura, já consolidada no mercado, então, você segue a estratégia número 1. Agora, se sua empresa é nova, ou seja, está entrando agora no mercado, você deve seguir por um outro caminho, o que chamamos de estratégia número 2. E aí, você busca sucesso nesse mercado e por isso quer descobrir qual a melhor estratégia para vender para o governo? Então, siga com a gente até o final desse conteúdo. Chegou a hora de você entrar de cabeça no mercado mais vantajoso que existe. Vamos lá? Boa leitura.
Toda empresa pode ter o governo como cliente
Antes de entrarmos no tema principal deste artigo, é muito importante que fique claro para você a seguinte informação: qualquer empresa pode vender para o governo, independente do porte que ela tenha. Exatamente isso.
Portanto, se você for MEI, ME, EPP, Eireli, não importa. Toda e qualquer empresa pode sim se tornar um fornecedor de insumos para órgãos públicos. E mais! Pessoa física e autônomos também podem ter o governo como cliente. Entenda.
Conheça a melhor estratégia para vender para o governo
Mas para ter sucesso neste mercado, seja como empresa ou como pessoa física, existem duas principais estratégias que devem ser colocadas em prática, dependendo do momento que você ou sua empresa estiverem. Estamos falando de vender de forma genérica e de forma específica Veja a seguir o que são cada uma delas:
Forma genérica
Vender de forma genérica é quando você ou sua empresa decide vender de tudo, isto é, todo e qualquer produto que um órgão desejar comprar. Veja, diferente do mercado tradicional – que você precisa ter estoque, investir em espaço físico, funcionários e marketing para vender seus produtos – no mercado de vendas para o governo, ele mesmo anuncia o que quer comprar. Ou seja, o que você precisa fazer é só dizer ao governo que você tem exatamente o que ele busca.
Só para você ter ideia, são anunciadas, por dia, cerca de 4 mil editais. Isso significa que, diariamente, você tem essa mesma quantidade de oportunidades para ganhar dinheiro. Portanto, a dica de ouro para quem abriu uma empresa recentemente, ou está começando no mercado de vendas para o governo, o ideal neste primeiro momento é que você atue de forma genérica, ou seja, vendendo de tudo.
E existem dois caminhos para isso: as dispensas eletrônicas – uma modalidade menos burocrática de licitação, mas com um valor mais baixo por contrato – e os pregões eletrônicos, uma modalidade com um pouco mais exigências, porém, mais vantajosa em termos de valores.
Forma específica
Agora, se sua empresa já é consolidada, se você já tem um nicho definido de atuação ou já possui familiaridade e conhecimento sobre determinado produto, essa é a estratégia certa para você. Então, para saber se o governo está em busca do que você vende, basta uma pesquisa rápida no Siga Pregão ou no Portal de Vendas para o Governo.
A vantagem de realizar essa pesquisa no Siga Pregão é que você consegue fazer um levantamento sobre o produto que você vende. Ou seja, é possível pesquisar, por exemplo, quantas licitações com esse produto foram abertas no período que você escolheu e quais valores foram movimentados e praticados em cada licitação.
Esses dados são importantes para você saber se os objetivos que você têm são palpáveis e como fazer para vencer futuros contratos.
Agora você já sabe qual a melhor estratégia para vender para o governo. Quer saber mais detalhes sobre este assunto? Então, dê um play no vídeo.