Além de ser uma excelente oportunidade para empresas faturarem alto, o mercado de vendas para o governo é também uma maneira de pessoas comuns encontrarem uma forma vantajosa de fazerem renda. Democrático, esse mercado permite que qualquer pessoa ou negócio se torne um fornecedor da administração pública. Para isso, existem diferentes tipos de licitações, modalidades etc. Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue com a gente e boa leitura.
Tipos de licitações e como são definidas
Existem três principais formas de licitar produtos e serviços: disputa por item, por grupo e por desconto. Entenda cada uma delas:
Item
A disputa por item é quando o órgão lança um edital à procura de um produto específico. Então, ele estipula a descrição e um valor de referência para esse item.
Grupo
Já uma licitação por grupo, é quando existem vários itens diferentes dentro de uma única licitação. Neste caso, ganha quem tem o menor somatório. Ou seja, se sua empresa tem todos os itens e a soma do valor deles for inferior ao de todos os outros participantes, você vence a disputa.
Desconto
Esse não é um pregão comum, porém é bem simples. Neste caso, você ganha se der o maior desconto.
Quais são os tipos de licitações
Após a aprovação da Nova Lei de Licitações, houve mudanças significativas nas modalidades aplicadas. Veja a seguir, quais são as regras atuais sobre os tipos de licitações
Concorrência
A modalidade Concorrência é utilizada para contratação de bens e serviços que não são comuns, além de obras e serviços comuns e especiais de engenharia.
Concurso
O concurso continuará sendo utilizado para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico.
Leilão
Utilizado para a alienação de quaisquer bens móveis e imóveis, independentemente do valor.
Pregão
O pregão será obrigatório para contratação de bens e serviços comuns, exceto os de engenharia.
Diálogo competitivo
Esta é uma novidade da nova lei. Trata-se da modalidade de licitação que será utilizada para situações complexas que exigem soluções inovadoras. Esse é um procedimento de contratação que funciona por meio de diálogos/debates entre licitantes, que serão previamente selecionados mediante critérios objetivos.