Você é empresário, empreendedor ou está pensando em abrir o próprio negócio? Que bacana! Então, você veio ao lugar certo para descobrir como fazer sua empresa crescer de forma sustentável e duradoura, vendendo para o governo. Neste conteúdo, você terá acesso a 7 dicas indispensáveis que vão mudar a sua forma de ver o jogo e atuar no mercado. Curtiu? Então, bora lá!
1 – Entenda verdadeiramente o seu negócio para fazê-lo crescer
Quando uma pessoa olha para uma empresa, seja ela de qual nicho for, a primeira coisa que precisa ficar claro para ela é o que essa empresa faz ou vende. Ou seja, se isso não estiver explícito para o público, dificilmente esse negócio vai conseguir captar a atenção dele.
Porém, mais importante do que ficar claro para o público, é importante que esteja claro para você. Exatamente. A verdade é que a primeira grande regra que vai fazer sua empresa crescer é você entender o seu próprio modelo de negócio.
Veja, o mercado de vendas para o governo é um dos mais vantajosos quando falamos em lucro a curto prazo. Mas quando um empresário ou empreendedor decide vender para órgãos públicos, ele precisa saber exatamente sobre o nicho que ele vai atuar e se ele pretende vender só para o governo ou ter um modelo de negócio que chamamos de híbrido, quando ele também vende para CNPJs e até pessoas físicas.
Isso é importante para que ele tenha foco e um planejamento claro e palpável. Isso, inclusive, nos levará para a dica número 2. Confira.
2 – Para fazer sua empresa crescer, tenha objetivos claros
O que você imagina para sua empresa nos próximos anos? Qual faturamento você quer alcançar? Qual é o objetivo do seu negócio? Esses são questionamentos importantes que você deve fazer para que sua empresa cresça. É muito importante que você tenha metas bem definidas, tangíveis e mensuráveis. Isso te ajudará a tomar decisões assertivas e planejar ações concretas para alcançar o que você deseja.
3 – Tenha uma estratégia de atuação
Quando pensamos em vender para o governo, existem dois caminhos que você pode seguir: atuação horizontal ou a vertical.
A empresa que vende para o governo no modelo horizontal, geralmente é aquela que está começando nesse mercado e ainda não tem um nicho muito bem definido. Então, ela pode participar de licitações de diferentes tipos de produtos ou serviços.
Essa atuação pode ser boa para empresas iniciantes porque ela poderá fazer um caixa mais rápido, vai começar entender o mercado, concorrentes e fornecedores, além de ganhar musculatura para o próximo passo.
Já a atuação vertical é quando o negócio se aprofunda e se especializa em um único segmento. Ou seja, trata-se de uma atuação mais nichada.
Isso é importante porque quanto mais você domina um segmento, mais especialista você se torna, os fornecedores passam a te conhecer e você ganha credibilidade no mercado. Assim você vai conseguir preços melhores, formas mais facilitadas de pagamento, entre outras vantagens.
4 – Faça sua empresa crescer estudando o mercado
Será que o governo está comprando os produtos ou serviços que você está vendendo? Essa informação é importantíssima para que você tenha sucesso e consiga faturar o que deseja. Afinal, de que adianta você comercializar um produto que tem pouca procura? Por isso, pesquise o mercado e verifique quais itens os órgãos públicos têm comprado e qual a frequência dessa compra.
5 – Analise os indicadores de resultado e veja sua empresa crescer
Indicadores são importantes porque eles vão te mostrar se você está conseguindo atingir os seus objetivos. E caso não esteja, você poderá avaliar o que está te impedindo de alcançá-los. Por isso, mensure sempre!
6 – Clareza na divisão financeira
Esse é um ponto muito importante. Para você fazer sua empresa crescer separe o seu fluxo de caixa, saiba exatamente de onde você vai prospectar recursos para investir no seu negócio e precifique tudo isso na hora de compor o seu preço dentro de uma licitação. E o mais importante: separe suas finanças pessoais das finanças da sua empresa.
7- Venda em escala
Vender para o governo é vender em grande quantidade. Por isso, venda em escala. Imagine que você participou de um pregão, na modalidade registro de preço para vender caneca. Para vender em escala, você pode procurar outros órgãos para vender as suas atas. Se você tiver mil canecas para vender, você pode vender duas ou até três mil canecas. Então se você tem atas no seu portfólio, você pode vendê-las, afinal, o negócio já está ganho. Assim, você amplia suas possibilidades de fechar mais contratos.
E aí, curtiu as dicas? No vídeo você pode conferir essas dicas em detalhes, além de uma dica bônus. Basta apertar o play!