Se você está entrando agora no mercado de vendas para o governo, certamente já ouviu falar sobre o Sistema de Registro de Preço (SRP), certo? Mas você sabe exatamente o que é isso e em que ele consiste? Então, fique com a gente até o final e saiba tudo sobre o assunto.
Por dentro do pregão eletrônico
Para falarmos sobre a modalidade de licitação denominada Registro de Preço, antes, precisamos entender sobre o pregão eletrônico. Veja, assim como precisamos comprar diferentes itens de consumo para nossa casa, com o governo não é diferente. Ele também tem suas necessidades para poder atender à população nos mais variados serviços.
Imagine que o governo precise comprar aparelhos celulares para algum departamento da Polícia Federal, por exemplo. Assim como nós, o governo também avalia e planeja exatamente como deve ser esse celular e quais requisitos ele deve atender.
Em seguida, o órgão formaliza esse pedido de compra via edital. Ou seja, ele divulga suas necessidades para empresas que possam atender as regras e especificidades do objeto. A disputa para escolha da melhor empresa, então, se dá por meio de um pregão eletrônico.
O que é Registro de Preço e qual a relação com o pregão eletrônico
O Registro de Preço (SRP) é um sistema de compras do governo, que consiste em um conjunto de procedimentos para o registro formal de preços de produtos ou serviços para contratações futuras. É uma forma de simplificar as contratações feitas pelo poder público. Isso porque, o valor do produto ou serviço cobrado fica registrado na Ata do SRP e representa o compromisso entre órgãos e fornecedores sobre as condições de aquisição.
Para ficar mais claro, vamos retomar o exemplo dos celulares da polícia federal. Trata-se de um bem que pode precisar ser adquirido com certa frequência. Então, para facilitar esse processo, o governo abre um pregão eletrônico de Registro de Preço para adquirir o celular com o mesmo valor no período máximo de um ano. Ou seja, existe um compromisso estabelecido entre as partes de que não haverá alteração no preço do produto.
Como identificar se o pregão é ou não SRP
Para saber se um pregão eletrônico é ou não no Sistema Registro de Preço, você deve acessar o Portal de Compras do Governo Federal e depois clicar na opção Consultas. Em seguida, você deve procurar pelas opções Avisos de Licitações do Dia ou Avisos de Licitações.
Em Avisos de Licitações, para filtrar sua pesquisa, clique na opção Pregão, que está dentro do leque de opções de Modalidade. Escolha também a opção Pregão Eletrônico SRP, que fica na coluna Tipo de Pregão. Depois, basta preencher as outras informações que você quer filtrar e clicar em ok.
Aprendendo a precificar
Num pregão eletrônico SRP é muito importante que você saiba precificar corretamente o seu produto ou serviço. Para isso, é fundamental conhecer o seu mercado de atuação e as variáveis dos preços do produto que você vende, como por exemplo, se existe uma época certa em que um novo aumento é aplicado. Assim, você consegue compor o seu preço com mais segurança e assertividade, sem comprometer o seu lucro.
Vantagens e desvantagens do Registro de Preço
Vantagens
- Adesão de Ata (outros órgãos podem comprar da mesma Ata)
Desvantagens
- Não é uma garantia de venda
- Não saber como compor preço
Dica bônus: tente vender produtos essenciais, como itens consumíveis, materiais de escritório e alimentos.