Como se tornar um analista de licitação

Você sabia que é possível ganhar muito dinheiro em um dos mercados mais bilionários que existem? E mais, sem a necessidade de ter uma empresa aberta? Pois é, este é o mercado de vendas para o governo, em que você pode atuar como negócio, CNPJ mesmo, ou como analista. Já ouviu falar? Não ouviu, mas gostou do assunto e quer entender como se tornar um analista de licitação e ganhar muito dinheiro vendendo para o governo? Então, dá só uma olhada nesse artigo recheado de informações que o Siga Pregão preparou pra você.

Ah e você também pode assistir ao vídeo que traz esse conteúdo em detalhes, feito pelo especialista em licitações públicas, Rodolpho dos Anjos. Basta dar um play! Então, boa leitura e bom vídeo.

Entendendo as compras públicas

Para você entender o que um analista de licitação faz, é preciso compreender antes como funciona o mercado de vendas para o governo.

Bom, para que fique fácil de entender, basta você fazer uma análise simples aí mesmo, na sua cidade. Veja, todas as vezes que você se depara com um carro de polícia, um hospital, uma rua sendo asfaltada ou uma escola, você imagina que diferentes produtos e serviços estão envolvidos para que tudo isso funcione para a população?  

Nem sempre a gente para pra pensar nisso, não é? Mas a verdade é que tanto os itens como os serviços precisaram passar por um processo de licitação para serem adquiridos. Entenda melhor nas próximas linhas.

Como funciona o processo de licitação 

Todo órgão público, quando precisa adquirir um produto ou serviço, anuncia o que ele precisa comprar. Mas como assim? Ora, ele divulga, via edital, a sua necessidade de compra com a descrição exata do que o produto ou serviço precisa ter. 

Esse edital serve como um comunicado a toda e qualquer empresa, seja de que porte for, que queira participar do processo. 

Veja, de acordo com o Sebrae, o Brasil tem, hoje, mais de 20 milhões de empresas abertas. No entanto, somente 2% delas atuam vendendo para o governo. Consegue imaginar o tamanho desse oceano azul? Um mercado que movimenta mais de R$100 bilhões todos os anos precisa de fornecedores, mas nem sempre consegue. Ou seja, existe uma alta demanda de compra para pouquíssimos negócios venderem.

Como se tornar um analista de licitação e faturar alto

Você com certeza conhece algum empresário, certo? Seja ele pequeno, médio ou grande, não importa.Será que esse empresário que você conhece vende para o governo? Certamente a resposta é não. Isso porque, como dissemos acima, uma parcela muito pequena de empresários conhece o mercado de vendas para o governo ou, quando conhecem, trazem consigo alguma crença limitante que impede que ele atue. 

E é justamente aí que entra o trabalho do assessor ou analista de licitação. Ele tem a função de captar as oportunidades do mercado e fazer com que as empresas participem das licitações e fechem contrato com os órgãos públicos. É como se fosse uma ponte. 

E como se tornar um analista de licitação? Veja, primeiro é importante você saber que qualquer pessoa pode atuar como analista de licitação. Não existe nenhuma formação específica para esse trabalho. Além disso, o profissional que deseja atuar neste mercado também não precisa de grandes investimentos. O que ele precisa ter é conhecimento, ou seja, entender do processo.

Para isso, existem cursos como o Licitante Extremo, por exemplo, que ensina o passo a passo desse universo e garante que o aluno termine as aulas com toda bagagem necessária para participar de qualquer modalidade de licitação. 

Para entrar no mercado, você pode escolher dois caminhos: um deles é se tornar de fato funcionário da empresa e receber um salário mensal pelo serviço prestado. Outro caminho é atuar como autônomo, recebendo comissão por contrato ganho que, inclusive, é uma excelente aposta. 

E aí, curtiu as dicas e quer saber mais? Chama a gente no chat!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Como descobrir licitações?

Se você quer expandir seu negócio e aproveitar as oportunidades que o governo oferece, descobrir licitações é o primeiro passo. Anualmente, o governo brasileiro gasta

Leia mais »
plugins premium WordPress